Busca do site
menu

Nota Pública da ENSP sobre ataque sofrido por hackers em live

ícone facebook
Publicado em:15/07/2020

Nota Pública da ENSP sobre ataque sofrido por hackers em liveO Conselho Deliberativo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) se manisfesta sobre o ataque sofrido por hackers na última sexta-feira, dia 10 de julho de 2020, às 16h30, durante a live de lançamento, pela Editora Hucitec, da segunda edição do livro "Ambiente de Trabalho: A luta dos trabalhadores pela saúde”.

Confira, abaixo, a nota na íntegra ou acesse aqui

Nota Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Rio de Janeiro, 15 de julho de 2020

O Conselho Deliberativo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), de forma veemente, repudia o ataque sofrido por hackers na última sexta-feira, dia 10 de julho de 2020, às 16h30, durante a live de lançamento, pela Editora Hucitec, da segunda edição do livro "Ambiente de Trabalho: A luta dos trabalhadores pela saúde”.

Os invasores tentaram “calar" a fala dos autores e dos palestrantes utilizando palavras intimidatórias e grosseiras, exibindo, inclusive, imagens obscenas. Mediante tal situação, os organizadores decidiram pela interrupção do evento a fim cessar a invasão e não expor os 100 participantes a agressões.

Tratava-se do relançamento de um livro internacional em solo brasileiro, com a presença e participação de pesquisadores europeus, latino-americanos, grande público de brasileiros, além de representantes da Editora Hucitec, em razão da importância que o tema representa para a saúde do trabalhador.

Apesar de a quase totalidade das atividades acadêmicas estar ocorrendo por meio de plataformas digitais, o evento, cuja realização acontecia em ambiente virtual devido à pandemia da Covid-19, referia-se ao cumprimento da agenda acadêmica do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) no âmbito da missão da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Portanto, a invasão, considerada inadmissível, não apenas interrompeu o exercício da função institucional, algo que per si é passível de investigação por órgão competente, como também causou danos morais e materiais aos participantes do evento, prejuízos de igual equivalência, caso o fato ocorresse nas instalações físicas da instituição.

Acreditamos que tal ataque, violento e autoritário, intencionou, por meio de intimidação, emudecer a voz da ciência, ameaçar a liberdade de expressão, enfraquecer a democracia, assim como instalar o obscurantismo, a ignorância e o medo. Querem calar a ciência, não conseguiram! Apenas fortaleceram nossa certeza a respeito do compromisso com a saúde pública brasileira, a liberdade de expressão e a democracia. Nossa missão institucional, pautada em uma saúde pública de qualidade para toda a sociedade, com a produção de ciência, conhecimento e tecnologia em defesa da vida, se manterá firme e constante. 

A ocorrência foi registrada na 36ª Delegacia de Polícia em Vila Mariana, São Paulo, e a ENSP comunicou a Polícia Federal para que proceda a investigação do ataque e os culpados sejam devidamente responsabilizados. 


Seções Relacionadas:
Opinião

Nenhum comentário para: Nota Pública da ENSP sobre ataque sofrido por hackers em live