Busca do site
menu

Portal de Periódicos Fiocruz apresenta seleção de artigos sobre desigualdades em saúde na pandemia

ícone facebook
Publicado em:15/07/2020
No Brasil, a desigualdade é plural - são diversas desigualdades: econômica, social, racial, de gênero etc.. E, se o problema não é de hoje, o fato é que a pandemia está expondo ainda mais a enorme vulnerabilidade do país. Atenta a essa questão crucial, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência escolheu o tema Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades”para marcar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador (8/7) – data de sua criação em 1948. A Fiocruz expressa este compromisso em sua própria missão institucional: “Produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais”.

Diante da crise sanitária, diversos pesquisadores têm se dedicado a analisar como as populações mais vulneráveis vêm sendo afetadas. Entre eles, Tânia Fernandes e André Lima – ambos da Fiocruz –, que produziram um artigo sobre Covid-19 e as favelas, no qual atentam para os perigos de uma homogeneização do acesso à saúde. “Essa desigualdade também desconstrói a ideia de que a Covid-19 é uma doença democrática, que atinge igualmente a todos os cidadãos. Na realidade, o vírus atinge a todos, mas seus efeitos não se expressam democraticamente, diante da inadequação histórica das políticas públicas, das diversas vulnerabilidades a que está exposta uma fração significativa da sociedade, e da atenção do Estado para seus cidadãos, que não se dá de forma equânime. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, concorda e complementa esta constatação, afirmando que ‘a capacidade de proteção e de resposta a isso é diferente num país desigual como o nosso’”, escrevem.

Neste contexto, o Portal de Periódicos Fiocruz apresenta uma seleção de artigos sobre desigualdades em saúde com foco na pandemia de Covid-19, traçando um panorama com múltiplas visões relacionadas ao assunto. O conteúdo é também uma forma de homenagear os pesquisadores que se dedicam a produzir conhecimentos em defesa da vida, e de aprofundar a reflexão sobre populações vulneráveis e inequidades no Brasil.

Acesse a lista aqui.

Fonte: Portal de Periódicos Fiocruz
Seções Relacionadas:
Artigos Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Portal de Periódicos Fiocruz apresenta seleção de artigos sobre desigualdades em saúde na pandemia