Busca do site
menu

Movimentos lançam Painel Unificador Covid-19 nas Favelas

ícone facebook
Publicado em:13/07/2020
Uma rede autônoma de movimentos sociais lançou, na quinta-feira (9/7), o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas. Trata-se de uma iniciativa colaborativa, cujo objetivo principal é apoiar os esforços de prevenção realizados por movimentos comunitários para informarem moradores e pressionar por políticas públicas necessárias, além de fornecer uma visão mais precisa do impacto da pandemia nesses territórios.

O Painel Unificador pretende consolidar dados sobre casos prováveis e confirmados (combinados em laranja) e mortes (em vermelho) a partir dos relatos dos coletivos, de relatores de favelas em toda a cidade, de painéis publicados pelo governo e clippings de notícias. Moradores poderão relatar sintomas diretamente usando um algoritmo de verificação, cujos resultados também aparecerão no painel. Conforme os moradores adicionarem dados à plataforma, pontos quentes de contágio se tornarão visíveis, informando áreas que requerem maior atenção e esforços de campanha para que as pessoas fiquem em casa.

Movimentos lançam Painel Unificador Covid-19 nas Favelas

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) apoia a iniciativa, por meio de seu Laboratório de Informação em Saúde (LIS). "A Fiocruz realizará análises dos dados para apoio aos releases quinzenais, bem como suporte na qualificação das delimitações de áreas de favelas e suas unidades de saúde da família. Sabe-se que a detecção de casos e óbitos não tem distribuição igualitária, e quanto maior os recursos financeiros do indivíduo suspeito de caso ou de óbito, maior será a chance de uma pessoa infectada ou morta pelo Covid-19 ser identificada.

Nos lugares em que a população não possui acesso a tais meios, a detecção permanece baixa, como é o caso das áreas de favelas. A ideia é unificar estes dados de maneira que as informações sobre esses territórios sejam visualizadas pelos gestores e pelas comunidades com um diagnóstico mais próximo da realidade, que possa ser utilizado para medidas de enfrentamento da pandemia direcionadas de maneira mais adequada, e para que os moradores possam exigir do poder público medidas mais acertadas", afirma a pesquisadora Renata Gracie, do Icict/Fiocruz, que vem acompanhando o processo de criação do painel.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 

 


Fonte: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Seções Relacionadas:
Coronavírus Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Movimentos lançam Painel Unificador Covid-19 nas Favelas