Busca do site
menu

Vera da Costa e Silva faz balanço dos seis anos na chefia da FCTC/OMS

ícone facebook
Publicado em:21/07/2020
Vera da Costa e Silva faz balanço dos seis anos na chefia da FCTC/OMSJá está no ar a sexta edição do Boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, da ENSP/Fiocruz. A publicação destaca a atuação da pesquisadora da ENSP Vera da Costa e Silva durante seis anos na chefia do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco na Organização Mundial da Saúde (FCTC/OMS) e celebra os quatro anos de monitoramento das ações da indústria do tabaco no Brasil. Confira as publicações do Observatório aqui.
 
Em seu artigo, Vera revela que começou a atuar na chefia do Secretariado em junho de 2014, após experiência no processo intergovernamental de negociação da Convenção-Quadro, na função de diretora na OMS, e em sua implementação, atuando como assessora regional na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). 
 
A pesquisadora, que foi uma das fundadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP, afirma que a FCTC responde às demandas de 181 países com diferentes culturas, recursos, prioridades e cenários políticos. “Atender a essas especificidades é um trabalho diuturno, já que, enquanto um lado do globo dorme, o outro está acordado buscando respostas. Além das inúmeras viagens realizadas a convite dos governos, a demanda virtual exige progressivamente respostas quase em tempo real”.
 
A sexta edição do Boletim também celebra os quatro anos de atuação do Observatório. Diante da pandemia do coronavírus, a plataforma da Fiocruz inaugurou a seção “Indústria do Tabaco e Covid-19”, cujo objetivo é reunir documentos e notícias que denunciem as manobras de manipulação da opinião pública para ganhar respeitabilidade e criar a sensação de “responsabilidade social” das empresas. “A autopromoção é uma das estratégias mais usadas pela IT, e o Observatório do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP está atento a esse tipo de iniciativa. A criação da seção sobre a Covid-19 é uma das atividades do nosso quarto ano de atuação”, afirmou a coordenadora Silvana Turci lembrando que a equipe está trabalhando na remodelação do site ainda neste ano.
 
Vera da Costa e Silva faz balanço dos seis anos na chefia da FCTC/OMSA publicação apresenta ainda relatório divulgado pela Stop (Stopping Tobacco Organizations & Products) sobre as ações da indústria do tabaco durante a pandemia da Covid-19. O documento, que compreende o levantamento feito no período de 20 de março a 16 de abril de 2020, aponta a responsabilidade social corporativa (RSC) por meio de doações de insumos e dinheiro às cidades e ou instituições de países, inclusive ao Brasil, como principal atividade em tempos de coronavírus.
 
O Boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco
 
O artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco estabelece diretrizes voltadas à proteção de políticas públicas de saúde para o controle do tabaco dos interesses para a indústria. Para tal, o Cetab/ENSP/Fiocruz lançou o Observatório Sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, que reúne a base de dados acerca das estratégias empregadas pela indústria fumageira, cujo objetivo é resistir ao efetivo controle do tabaco no Brasil e no mundo. O Boletim do Observatório foi criado com o intuito de propagar e difundir as estratégias utilizadas por essa indústria, com base nos conteúdos produzidos pelo Observatório do Cetab/ENSP/Fiocruz. 
 
A publicação conta com apoio do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, da Vital Strategies, da União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares (The Union) e da Bloomberg Philanthropies.
 

Seções Relacionadas:
Coronavírus Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Vera da Costa e Silva faz balanço dos seis anos na chefia da FCTC/OMS