Busca do site
menu

Projeto da Coordenação de Comunicação da ENSP integrará Memória Institucional da Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:07/07/2020
*Danielle Monteiro
 
Projeto da Coordenação de Comunicação da ENSP integrará Memória Institucional da FiocruzA proposta Construção da Linha do Tempo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, desenvolvida pela Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI), foi selecionada para integrar o projeto Memória Institucional da Fiocruz, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação. A proposta foi a única da Escola a ser contemplada pelo projeto.
 
A iniciativa visa à construção de uma linha do tempo interativa da história da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ao longo de seus 65 anos, a ser disponibilizada no Portal da ENSP, que, atualmente, já conta com 500 mil visualizações anuais. O objetivo é promover a preservação da memória da instituição e a democratização da informação e fomento da ciência, assim como contribuir para a pesquisa e a história da saúde pública no Brasil. 
 
Com acesso gratuito, a Linha do Tempo vai apresentar eventos e pessoas que historicamente revelam a importância da ENSP no painel da saúde pública brasileira por meio de um acervo multimídia disponibilizado em diversos suportes: iconográficos, filmográficos e textuais, como fotos, vídeos e documentos. “A principal característica da Linha do Tempo será a interatividade, tendo como prioridades a usabilidade e o rápido acesso ao conteúdo. Com no máximo três interações na interface gráfica, realizadas de maneira lúdica e intuitiva, será possível ter acesso a documentos, artigos, vídeos, imagens e áudios”, explica a coordenadora da CCI, Rita Mattos.
 
Com valor alocado de 30 mil reais, o projeto será destinado a pesquisadores de nível médio ou superior da área da Saúde Pública, gestores, profissionais de saúde, estudantes, usuários do SUS, instituições e historiadores com atividades voltadas à saúde pública e sua memória. A ação será desenvolvida mediante um trabalho colaborativo e transdisciplinar, com participação de profissionais, professores, pesquisadores da ENSP e demais unidades da Fiocruz envolvidos no campo de estudo e interessados na preservação da memória da Escola.
 
Segundo Rita, a iniciativa vai ao encontro das diretrizes do PenseSUS, que defendem o direito à comunicação e à informação como bases essenciais ao exercício pleno da cidadania e do direito à saúde. Ela também destaca que a ação contribuirá para a conscientização da importância do SUS, ajudando assim em seu fortalecimento. Rita explica que, contribuindo para a memória da Saúde Pública, o projeto irá ajudar a divulgar as políticas de popularização da ciência e tecnologia em saúde e incentivar mudanças na cultura organizacional que identificam e fortalecem a importância das diversas ferramentas disponíveis na comunicação institucional.
 
A chamada de propostas para o projeto Memória Institucional da Fiocruz intenciona promover o diálogo entre passado, presente e futuro, ampliar o acesso aos acervos e à democratização do conhecimento, fortalecer as relações com a sociedade na construção da memória e garantir a diversidade de atores e identidade das unidades da Fundação. 
 

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Editais Memórias ENSP

Nenhum comentário para: Projeto da Coordenação de Comunicação da ENSP integrará Memória Institucional da Fiocruz