Busca do site
menu

Laboratório da ENSP divulga recomendações para o sono em meio ao isolamento social

ícone facebook
Publicado em:19/06/2020
Laboratório da ENSP divulga recomendações para o sono em meio ao isolamento social
Sono desregulado, horário para dormir e acordar alterados, insônia, alteração de humor, ansiedade, dentre outros, são os vários problemas que muitos estão passando neste momento totalmente atípico. Em 2015, a Fundação Nacional do Sono divulgou as recomendações de duração do sono segundo faixa etária; porém, atualmente, devido ao isolamento social, alguns distúrbios se intensificaram.

Por isso, o Grupo de Pesquisa Cronobiologia aplicada à saúde coletiva do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) produziu um documento com orientações a fim de que as pessoas posssam desfrutar de um sono mais tranquilo, restaurador, já que a principal queixa, atualmente, por conta da pandemia, segundo a pesquisadora do Cesteh Liliane Teixeira, foram as de saúde mental, relacionadas ao confinamento, o que altera bastante nosso descanso.
 
Além disso, a pesquisadora explica que algo mais importante é renovado pelo sono, e o “dormir pouco” ou “ dormir mal” prejudicam ainda mais a saúde neste momento. “Durante o sono, há restauração energética, eliminação de radicais livres, regulação endócrina e aumento da defesa imune, por meio da consolidação da memória imunológica e das funções imunológicas pró-inflamatórias, com aumento e ativação de linfócitos T nos linfonodos. A privação, diminuição ou fragmentação do sono produz distúrbios neuroimunoendócrinos", salienta a pesquisadora, mostrando que a privação do sono pode ter efeitos importantes na função imune, nos marcadores inflamatórios, diminuindo também a função das células NK, linfócitos T e monócito.
 
O material reúne 23 dicas para melhorar sua qualidade de sono!
 
 


Nenhum comentário para: Laboratório da ENSP divulga recomendações para o sono em meio ao isolamento social