Busca do site
menu

Ceensp debaterá coronavírus e povos indígenas nesta quarta-feira (24/6)

ícone facebook
Publicado em:23/06/2020

No próximo dia 24 de junho, às 14h, será realizada a terceira edição, em seu novo formato digital, do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) da Escola Nacional de Saúde Pública. Na ocasião, será debatido o tema Coronavírus e povos indígenas: vulnerabilidades ambiental e territorial na Amazônia. O debate será coordenado pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP e especialista em Saúde dos Povos Indígenas, Paulo Basta. O Ceensp será transmitido, ao vivo, pelo canal da ENSP, no Youtube.

Participarão do Centro de Estudos o vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, Dário Vitório Kopenawa Yanomami; o professor do Departamento de Geologia da UFRJ, Edson Farias Mello; e a também pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa e especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, Sandra Hacon.

Dário Kopenawa fará um relato dos impactos sofridos pelo seu povo em decorrência da invasão garimpeira em seu território tradicional, dando ênfase à urgente ameaça trazida pelo novo coronavírus. Sandra Hacon fará uma análise crítica sobre o impacto do aumento das queimadas e das mudanças climáticas na saúde das populações originárias e concluirá lembrando as ameaças históricas do garimpo ilegal na região.

Edson Mello apresentará as jazidas minerais presentes no subsolo da Amazônia. Discorrerá sobre os processos de mineração em curso e trará informações a respeito da legislação que regulamenta o garimpo no país. Finalizará discutindo os desafios para as populações tradicionais com a atual gestão do governo federal.

Por fim, Paulo Basta encerrará o debate falando sobre os impactos dos processos de expansão econômica na saúde das populações indígenas, apresentando resultados de estudos recentes conduzidos pelo grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, do qual é coordenador, e concluirá alertando a sociedade para a escalada da epidemia do novo coronavírus na região.


 

Ceensp debaterá coronavírus e povos indígenas nesta quarta-feira (24/6)

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Coronavírus Vídeos

Nenhum comentário para: Ceensp debaterá coronavírus e povos indígenas nesta quarta-feira (24/6)