Busca do site
menu

Agência de Saúde norte-americana alerta para facilidade de transmissão do novo coronavírus entre pessoas

ícone facebook
Publicado em:17/06/2020
Agência de Saúde norte-americana alerta para facilidade de transmissão do novo coronavírus entre pessoasA agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos – Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) – divulgou, em seu site, as possíveis formas de contágio da Covid-19, além de recomendações de prevenção da doença. A agência governamental acredita que a principal forma de transmissão do vírus é entre pessoas.
 
“Acredita-se que a Covid-19 se espalhe principalmente por meio do contato próximo entre indivíduos. Ainda estamos aprendendo sobre como o vírus se espalha e a gravidade da doença que ele causa”, afirma o CDC.
 
O órgão também reforça que o novo coronavírus é transmitido facilmente entre indivíduos. Segundo a agência governamental, a transmissão ocorre pelo contato próximo entre pessoas (em uma distância de até aproximadamente 1,80m) e por gotículas respiratórias produzidas quando o indivíduo infectado tosse, espirra ou fala. “Essas gotículas podem ‘pousar’ nas bocas ou narizes de pessoas que estão por perto ou, possivelmente, são inaladas pelos pulmões”, afirma a agência governamental. O CDC também destaca que a Covid-19 pode ser transmitida por pessoas que não estão apresentando sintomas.
 
De acordo com o órgão, o grau de transmissibilidade de um vírus é medido com base em dois fatores: na facilidade com que ele é transmitido e se sua transmissão é sustentada, ou seja, se ela ocorre de pessoa para pessoa sem interrupção. “No caso do novo coronavírus, a transmissão ocorre de forma muito fácil e sustentada entre pessoas”, alerta o órgão. No entanto, o CDC afirma que, apesar de o vírus estar se espalhando mais eficientemente do que a Influenza, sua transmissão não é tão eficiente quanto a do vírus do sarampo, por exemplo, o qual é altamente contagioso.
 
O órgão também destaca que o vírus pode ser transmitido por meio do toque de superfícies ou objetos contaminados, se, em seguida, a pessoa levar as mãos à boca, nariz, ou, possivelmente, aos olhos. “Acreditamos não ser essa a principal forma de contágio, mas ainda estamos aprendendo mais sobre como o vírus se espalha”, afirma o CDC.
 
Em relação à transmissão entre pessoas e animais, a agência governamental afirma ser baixo o risco: “Parece que o novo coronavírus pode ser transmitido de pessoas para animais em algumas situações. O CDC está ciente de um pequeno número de animais domésticos no mundo diagnosticados com Covid-19, a maioria deles teve contato com pessoas infectadas pela doença.”
 
O CDC atenta, ainda, para a importância de medidas de proteção a si mesmo e ao outro, como adoção do distanciamento social (de até 1,80m), lavagem frequente das mãos com água e sabão, limpeza e desinfecção com frequência de superfícies muito manuseadas e uso de máscara, cobrindo a boca e o nariz.
 

Seções Relacionadas:
Coronavírus Pesquisa

Nenhum comentário para: Agência de Saúde norte-americana alerta para facilidade de transmissão do novo coronavírus entre pessoas