Busca do site
menu

Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 e petroleiros debatem situação da categoria

ícone facebook
Publicado em:10/06/2020
Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 e petroleiros debatem situação da categoria
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 no Brasil realizou uma reunião virtual com o setor petroleiro para atender a demanda desses trabalhadores frente à pandemia da Covid-19.
 
Muitos petroleiros e operários de refinarias vêm denunciando empresas e empregadores por diversas negligências relacionadas à notificação de casos da doença, como também  a proteção voltada à prevenção da Covid-19. Em maio, trabalhadores da Petrobrás denunciaram que a empresa estava subnotificando e omitindo casos de morte, além do descaso com os funcionários. Em reportagem à Folha de S.Paulo, trabalhadores relataram que a empresa obrigava pessoas acometidas pela doença a trabalhar.
 
Esses relatos foram confirmados pelos participantes de sindicatos presentes à reunião, como o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) de diversos estados, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Porto Alegre e Triunfo (Sindipolo), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Sindicato dos Trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), dos Sindicatos dos Marceneiros.
 
Falta de equipamento de proteção individual (EPI), subnotificação de casos, falta de teste e grande número de petroleiros infectados foram alguns dos relatos feitos na atividade, que contou, também, com a participação de integrantes do Centro de Estudos e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). 
 
O Cesteh tem apoiado esses petroleiros desde o início do ano, quando sindicatos procuraram  o departamento para obter alguns esclarecimentos e sanar as eventuais dúvidas que surgem diante das imposições feitas por parte dos empregadores. Todas essas informações e dados adicionais, como outros relatos dos petroleiros e denúncias, serão analisados e expostos pela Rede de Informações, para contribuir com outros setores de trabalhos essenciais neste momento de pandemia, produzindo novo documento para auxiliar esses trabalhadores. 
 
Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2
 
 A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 surgiu devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações, para orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2, para subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde.
 
A rede utiliza dados, informações, conhecimento e comunicação para produzir os documentos que servirão de base para esses trabalhadores. A rede é constituída pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), incluindo Centro de Estudos e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Plataforma Renast On-line - Fiocruz Brasília, Universidade Federal da Paraiba e Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho (Diesat).
 
Instituições internacionais também estão na articulação feita pela rede para dinamizar o trabalho e cooperar com o desenvolvimento das metodologias do projeto, com base em três áreas do conhecimento, ciência da computação — pela The University of British Columbia, epidemiologia ocupacional — pela Fondazione IRCCS Ca' Granda Ospedale Maggiore Policlinico e ação coletiva — pela Universidad Nacional de Colombia. 
 
O Informe ENSP acompanhará as ações com a divulgação dos documentos e as denúncias feitas pelos trabalhadores. 
 
 


Nenhum comentário para: Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 e petroleiros debatem situação da categoria