Busca do site
menu

Dificuldade de acesso à rede de assistência é principal causa de subnotificação de casos de Covid-19, segundo pesquisador

ícone facebook
Publicado em:03/06/2020
Dificuldade de acesso à rede de assistência é principal causa de subnotificação de casos de Covid-19, segundo pesquisador"O Brasil possui um sofrimento peculiar em comparação aos outros países que vivenciam a pandemia de Covid-19, pois já passava por uma crise sanitária intensa anterior à disseminação da doença." A constatação é do pesquisador associado do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/ENSP), Rivaldo Venâncio, em entrevista ao blog do Centro. Leia, a seguir,  a reportagem:
 
Rivaldo Venâncio: ‘Nosso gargalo está mais no acesso à rede de assistência do que na falta de testes’
 
Vários países, em escalas diferentes, sofreram e estão sofrendo com a pandemia de Covid-19. O Brasil, no entanto, tem um sofrimento diferenciado em relação aos demais, pois já vivenciava uma crise sanitária intensa, decorrente de medidas que incidem sobre seu sistema de saúde. A avaliação é do médico infectologista Rivaldo Venâncio, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pesquisador associado do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/ENSP), nesta entrevista para o blog do Centro. 
 
“Já passávamos por uma redução drástica da Rede de Atenção Primária, com o congestionamento da rede de urgência e emergência, sobretudo nas regiões metropolitanas e o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde”, observa.
 
Para o pesquisador, a chegada da Covid-19 no Brasil evidencia esse cenário prévio e o agrava. “Temos uma verdadeira crise humanitária vivida pelo Brasil, que, infelizmente, ao que tudo leva a crer, tenderá a piorar nas próximas semanas e no próximo mês.”
 
O pesquisador destaca, ainda, que a subnotificação de casos de Covid-19, que dificulta a maior clareza sobre o comportamento da doença no país, deve-se em grande medida não à falta de testes, mas sim à dificuldade de acesso da população à rede de atenção onde esses testes e a amostra clínica possam ser colocados. “Temos dificuldade de entrada na rede assistencial, em especial, na Rede de Atenção Primária, em que esses casos leves e moderados seriam prioritariamente atendidos.”
 
Confira, aqui, a íntegra da entrevista.
 

Fonte: CEE

Nenhum comentário para: Dificuldade de acesso à rede de assistência é principal causa de subnotificação de casos de Covid-19, segundo pesquisador