Busca do site
menu

Conferência aborda ações da indústria do tabaco na pandemia do coronavírus

ícone facebook
Publicado em:26/05/2020
O Departamento de Controle de Tabaco da International Union Against Tuberculosis and Lung Disease (The Union) promove, no dia 28 de abril, às 11h, o webinar Desafios para enfrentar a interferência da indústria do tabaco em tempos de covid-19. A atividade, que faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, será realizada pela plataforma Zoom e receberá a ex-chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle de Tabaco da OMS, Vera da Costa e Silva, e a coordenadora do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco da ENSP/Fiocruz, Silvana Rubano Turci. 
 
Entre os participantes, estarão presentes o diretor da The Union na América Latina, Gustavo Sóñora, a assessora técnica de controle de tabaco da The Union, Cristiane Vianna, o assessor técnico de controle do tabaco no México Jorge Veja Cardenas e o pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas do México Rodrigo Bolaños.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existe um conflito fundamental e irreconciliável entre os interesses da indústria do tabaco e os interesses das políticas de saúde pública. De acordo com a organização, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, sendo que mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, e cerca de 1,2 milhão resultam da exposição de não-fumantes ao tabaco (fumo passivo).
 
A pesquisadora Silvana Rubano Turci, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), falará sobre a criação da seção Indústria do Tabaco e Covid-19 no Observatório da Fiocruz. “Observamos que a indústria tem feito ações de responsabilidade sócio corporativa para melhorar sua imagem, por meio de doações em dinheiro para fundos municipais e materiais para hospitais, colocando-se no papel de empresa que atua para o bem da comunidade, o que não é verdade”.

ID Zoom:  966 6675 8009
 
senha: 149057

Conferência aborda ações da indústria do tabaco na pandemia do coronavírus
 

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Conferência aborda ações da indústria do tabaco na pandemia do coronavírus