Busca do site
menu

Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho lança primeiro informe

ícone facebook
Publicado em:13/05/2020
Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho lança primeiro informeA Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho lança o informe que contém explicações para contribuir com a produção e a disseminação de informações a respeito do enfrentamento da pandemia de Covid-19 em trabalhadores e trabalhadoras. O grupo é formado por profissionais do Centro de Estudos do Trabalhador e Saúde e Ecologia Humana (Cesteh), Diesat, Fiocruz Brasília, Universidade Federal da Paraíba e diversos profissionais da área de saúde do trabalhador. 
 
Esse relato traz divulgações de normas e orientações de prevenção à saúde dos trabalhadores, oferecendo, também, a oportunidade para que profissionais e pesquisadores da área da Saúde troquem informações sobre o tema.
O primeiro informe abordou dois temas: o trabalho como determinante da exposição ao vírus e a classificação de risco dos grupos ocupacionais expostos aos SARS-Cov-2. 
 
O documento sugere aos trabalhadores de serviços essenciais que estão permanentemente expostos aos fatores de riscos e contaminação devido ao seu processo normal de trabalho, por exemplo, o contato com pacientes infectados, manuseio de materiais, transporte, maior cuidado e monitoramento desses profissionais, já que tais condições os impedem de exercer o isolamento social.
 
Além disso, o informe traz as classificações de riscos para profissionoais expostos ao vírus e os fatores de risco predominantes de cada uma dela. A classificação é estabelecida desde “muito alta” – abrangendo profissionais que atuam na área da Saúde, tendo como fator de risco o contato direto com pessoas infectadas –, até “menor risco” – contemplando os serviços sociais e comunitários, que têm contato mínimo com o público e colegas. 
 
A rede está dividida em quatro eixos — comunicação em saúde e informação; monitoramento dos trabalhadores expostos; mobilização, articulação e advocacy; registro e memória. Os informes serão lançados de forma gradual abordando os outros temas centrais do documento.
 
 
OSHA - Diretrizes para a Preparação dos Locais de Trabalho para a Covid-19
 
A rede tem como base o documento da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Safety and Health Administration - OSHA) do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, intitulado Diretrizes para a Preparação dos Locais de Trabalho para a Covid -19, que contém recomendações e descrições das obrigatoriedades de saúde e segurança. O documento é consultivo, tendo como finalidade ajudar os empregadores a fornecer um local de trabalho seguro e saudável.
 
Com o intuito de alertar os leitores, o documento sugere que, “para reduzir o impacto das condições de surto da Covid-19 nas empresas, trabalhadores, clientes e do público, é importante o planejamento sobre fontes de exposição, rotas de transmissão entre outros, feito pelos empregadores para que a situação não se agrave posteriormente. O documento passeia dentre um panorama geral do que é a Covid-19 até os EPI’s que deveriam ser utilizados e as práticas de um trabalho seguro. O que norteia o documento é a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional, criada no ano de 1970. 
 
 


Nenhum comentário para: Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho lança primeiro informe