Busca do site
menu

Testagem para Covid-19 em trabalhadores de saúde terá novos locais

ícone facebook
Publicado em:07/05/2020
Testagem para Covid-19 em trabalhadores de saúde terá novos locaisA ENSP iniciou em novos espaços a testagem de trabalhadores de saúde para a Covid-19. Iniciada em março, a realização dos testes diagnósticos para a doença na Escola Nacional de Saúde Pública foi implantada para que medidas de afastamento do trabalho sejam adotadas oportunamente e devidas orientações quanto ao isolamento, cuidado geral de saúde e retorno ao trabalho sejam estabelecidas. “Esta iniciativa só foi possível com a soma de esforços entre as unidades de assistência da ENSP, a equipe do Ambulatório de Hepatites Virais do IOC, a Cogepe, o Nust e a Coordenação de Vigilância da Fiocruz”, destaca a vice-diretora de Ambulatório e Laboratório da ENSP, Fátima Rocha.
 
No campus Manguinhos, a coleta é coordenada pelo CESTEH desde o final de abril, sendo realizada em ambiente externo, em uma tenda instalada entre o prédio Torres Homem e o Laboratório do Sono do CESTEH. Estarão elegíveis para testagem os trabalhadores que cumprirem os três critérios seguintes: trabalho presencial em departamentos e centros vinculados à ENSP e na Clínica Vítor Valla, atuando em qualquer atividade ligada aos serviços essenciais da instituição; quadro respiratório agudo compatível com sinais de Covid-19 (febre de início súbito superior a 37.8oC, acompanhada de sintomas respiratórios como tosse, obstrução nasal, dor na orofaringe, dispneia e outros sintomas compatíveis com a doença) e início de sintomas entre o terceiro e sétimo dia. 
 
O agendamento para realização do exame deverá ser realizado pelos telefones (21) 2598-2830 e 2598-2873 de segunda a sexta-feira, de 9h às 16hs. Somente os trabalhadores agendados farão os exames. A realização da coleta acontece às terças e quintas-feiras. Está sendo avaliada a ampliação dos dias de coleta, a ser divulgada em momento oportuno. 
 
Testagem para Covid-19 em trabalhadores de saúde terá novos locais
 
No campus Jacarepaguá, os trabalhadores da ENSP lotados no Centro de Referência Professor Hélio Fraga deverão realizar o teste no referido Centro, mediante contato com a chefia do ambulatório de Pesquisas Germano Gerhardt pelos telefones (21) 2448-6958/2448-6827.
 
Os trabalhadores agendados deverão comparecer ao local na data e horário marcados com documento de identificação funcional.
Após coletado, o material será enviado ao Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do IOC, unidade responsável pelo processamento do teste.
 
 
 
 


Nenhum comentário para: Testagem para Covid-19 em trabalhadores de saúde terá novos locais