Busca do site
menu

ENSP abre chamada emergencial de mestrado e doutorado para auxiliar combate à Covid-19

ícone facebook
Publicado em:19/05/2020
ENSP abre chamada emergencial de mestrado e doutorado para auxiliar combate à Covid-19De 5 a 20 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) estará com chamada extraordinária aberta para seleção pública de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, dos programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública (2020.1). A iniciativa foi criada para atender ao “Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias”, da Capes, cuja finalidade é selecionar candidatos para desenvolver projetos que induzam a geração de conhecimento relacionado especialmente à prevenção e ao combate da atual pandemia de Covid-19. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Sigass Fiocruz. 
 
A seleção oferecerá 40 vagas, a serem distribuídas entre os Programas de Pós-graduação. Os candidatos devem ter diploma de graduação, em cursos reconhecidos pelo MEC, que atendam às exigências da instituição de ensino. Para os candidatos ao doutorado, pede-se que sejam, preferencialmente, portadores do título de mestre e possuam produção científica consolidada e relevante a ser avaliada pela Comissão de Seleção. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição no SIGA e enviá-lo, em PDF, junto com os demais documentos exigidos. 
 
O Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias
 
O programa da Capes tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, voltados ao enfrentamento da Covid-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas do País. Ele está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.
 
Para a pesquisadora Andréa Sobral, coordenadora do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, a iniciativa destaca o importante papel dos Programas de Pós-Graduação no enfrentamento da Covid-19 e de outros agravos em saúde, por meio do desenvolvimento de pesquisas em várias áreas, o que auxilia no avanço do conhecimento sobre a doença e outros agravos de relevância para saúde pública. “Entendemos que a produção do conhecimento científico a partir da formação de recursos humanos, considerando o déficit de saberes referente a aspectos cruciais para uma compreensão integrada no enfrentamento de emergências em saúde pública, torna-se fundamental para compreensão dessa Pandemia e de outras epidemias, no contexto do complexo panorama sanitário do país”.
 
Enirtes Caetano, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, ressalta a formação de recursos humanos como mais um campo de atuação da Fundação Oswaldo Cruz no contexto atual. “A chamada conjunta para seleção de novos alunos de Mestrado e Doutorado se soma aos inúmeros esforços empreendidos pela Fiocruz no enfrentamento à Covid-19. Nós, pesquisadores de programas da área de Saúde Coletiva, mantemos nosso compromisso com a geração solidária de conhecimento, e acreditamos que nossos Programas têm muito a contribuir em relação ao entendimento da doença em seus diversos aspectos. Neste sentido, a pós-graduação da ENSP mantém ação colaborativa em diversas frentes. Esta chamada é uma das muitas ações colaborativas entre nossos programas e pesquisadores”.

A pesquisadora Marly Cruz, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, alertou para o caráter emergencial da chamada. "Esse programa da Capes tem a finalidade selecionar projetos que visem a produção de conhecimento e inovações cientificas e tecnológicas no campo da saúde pública relacionado especialmente à prevenção e ao combate da atual pandemia do corona vírus. O Programa de Saúde Pública oferecerá 10 dez vagas para o Mestrado e 4 vagas para o Doutorado, e o Edital está aberto para que todos possam ter acesso às exigências para participação da seleção. Muita atenção aos prazos, pois essa chamada tem caráter emergencial", avisou.
 
Por ocasião da Pandemia de Covid-19, a seleção será realizada remotamente, por meio da Plataforma Zoom. Todos os candidatos deverão enviar o Formulário de Inscrição, juntamente com a documentação exigida, por correio eletrônico, para o endereço de e-mail do Programa/Curso escolhido, constante da Chamada. A vice-direção de Ensino recomenda que o candidato não deixe para se inscrever e enviar a documentação no último dia de inscrição. O candidato receberá a confirmação do recebimento de sua inscrição por e-mail. A documentação deverá ser digitalizada em formato PDF, não devendo exceder o limite total de 10 megabytes. Recomenda-se que os arquivos enviados sejam identificados pelo nome do arquivo e do candidato.

Leia o edital e inscreva-se.
 

ENSP abre chamada emergencial de mestrado e doutorado para auxiliar combate à Covid-19

Seções Relacionadas:
Coronavírus Ensino

Nenhum comentário para: ENSP abre chamada emergencial de mestrado e doutorado para auxiliar combate à Covid-19