Busca do site
menu

Disponíveis cartilhas sobre saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19

ícone facebook
Publicado em:05/05/2020

Disponíveis cartilhas sobre saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19Especialmente voltada a gestores e profissionais da Saúde dos sistemas prisional e socioeducativo para o problema da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, a cartilha Covid-19 e população privada de liberdade reúne informações disponíveis sobre a pandemia da Covid-19 nas instituições de privação de liberdade do Brasil e discute seus impactos na saúde física e mental, tanto das pessoas encarceradas como dos trabalhadores. De acordo com a psicóloga Fernanda Mendes Lages, pesquisadora da ENSP que contribuiu com a cartilha, a superpopulação carcerária, por si só, já implica diversos problemas de saúde, o que deixam todos mais expostos à Covid-19. “Por esse motivo, alguns documentos consideram, inclusive, que essa população deve estar classificada como grupo de risco pelas condições de vida nas unidades prisionais”, acrescenta ela.


O objetivo da cartilha é que essas informações possam contribuir para a prevenção, o cuidado e a atenção psicossocial nesses espaços. “Estudos nacionais e internacionais apontam que os espaços de confinamento podem se tornar epicentros de doenças infecciosas por apresentarem fatores que aumentam o risco de infecção, como superlotação, pouca ventilação, insalubridade e acesso restrito a serviços de saúde”, afirmam os autores.

O que fazer diante da suspeita de que um adulto, adolescente ou jovem em privação de liberdade foi infectado pelo novo coronavírus? Como organizar o isolamento para pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19? Com a cartilha, os pesquisadores buscam também responder a essas e outras questões. 

A cartilha ‘Covid-19 e população privada de liberdade’ foi elaborada com a participação dos pesquisadores colaboradores de Atenção Psicossocial e Saúde Mental do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Grupo de Pesquisa “Saúde nas Prisões” da ENSP/Fiocruz, Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP da Fiocruz, Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR)/Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF), Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (IP/UFRJ), Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase RJ): Alexandra Sánchez, Aline Monteiro Garcia, Brena Costa de Almeida, Bernardo Dolabella Melo, Daphne Rodrigues Pereira, Elionaldo Julião, Fernanda Bottari Lobão dos Santos, Fernanda Mendes Lages Ribeiro, Fernanda Serpeloni, Hebe Signorini Gonçalves, Juliana Fernandes Kabad, Karen Athié, Luciana Simas, Michele Souza e Souza, Michele Kadri, Martinho Braga Batista e Silva Patricia Constantino e Vilma Diuana.

 

Outras duas cartilhas


Também foram disponibilizadas mais duas cartilhas. Uma delas traz recomendações aos trabalhadores e cuidadores de idosos. A outra aborda a atuação dos psicólogos hospitalares. Acesse, abaixo, os novos materiais da série:
 
Recomendações aos trabalhadores e cuidadores de idosos

Essa cartilha reúne algumas orientações ao idoso e aos membros de sua rede de apoio, por exemplo, manter conexões sociais mesmo no isolamento físico. “Isso inclui informações sobre recursos, tais como mensagens de texto, áudio e vídeo (por exemplo, quando o idoso tiver acesso à internet, smartphones ou computadores e conseguir utilizá-los), ou mesmo telefonemas, cartas e desenhos feitos por netos ou outras crianças afetivamente próximas”. A cartilha também destaca a necessidade de proteção ao consumidor idoso, “o que envolve ampla divulgação de informações sobre como obter itens de primeira necessidade com segurança”.

Disponíveis cartilhas sobre saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientações às/aos psicólogas/os hospitalares

Essa cartilha traz uma série de informações sobre o funcionamento dos serviços de psicologia em hospitais e a necessidade de reestruturá-los; a assistência a profissionais da Saúde durante a pandemia, especialmente no que se refere à saúde mental desses trabalhadores; a assistência a pacientes hospitalizados durante a pandemia; e a importância da avaliação e do manejo do risco de suicídio. A cartilha também destaca a assistência aos familiares de pacientes, abordando aspectos do acolhimento, da comunicação e até da possibilidade de visita virtual.Disponíveis cartilhas sobre saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As três cartilhas fazem parte da série “Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19”, elaborada por pesquisadores colaboradores do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), sob coordenação de Débora Noal e Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília.

*Com informações da CCS/Fiocruz


Seções Relacionadas:
Coronavírus

Nenhum comentário para: Disponíveis cartilhas sobre saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19