Busca do site
menu

OPGH disponibiliza uma biblioteca sobre Biossegurança e Biotecnologia na pandemia de COVID-19

ícone facebook
Publicado em:20/04/2020
A biossegurança hospitalar será decisiva no momento crucial da pandemia de COVID-19, pois ela atinge o sistema e os profissionais de saúde. Por estas e outras razões, o acesso às informações referenciadas e claras tanto pelos formadores de opinião quanto pela população em geral é de suma importância. Em última instância, a sociedade não é responsável, mas sim vítima das fake news.
 
Considerando que o Vírus SARS-CoV-2 é causador da COVID-19 (sendo um microrganismo emergente), os procedimentos de biossegurança estão sendo elaborados. São necessários avanços nas pesquisas da etiopatologia da doença, das formas de diagnóstico, tratamento e prevenção, do comportamento ambiental do agente infeccioso e das condições socioculturais da população para serem elaboradas as normativas brasileiras.
 
Atento aos estudos que estão sendo desenvolvidos e ciente da importância de se fornecer informação qualificada e confiável tanto para os gestores, quanto para os profissionais de saúde e para o público, o Observatório de Política e Gestão Hospitalar da Fiocruz (OPGH) disponibiliza uma biblioteca exclusiva sobre Biossegurança e Biotecnologia na pandemia de COVID-19, compilada pelo professor Silvio Valle – pesquisador da Escola Politécnica de Saúde (EPSJV) e coordenador e docente de cursos de Biossegurança na Fiocruz.
 
A seleção deste Material de Estudo – Biossegurança COVID-19 é abrangente e envolve a Biossegurança em Serviços de Saúde (Hospitais) e Laboratorial – não se tratando, portanto, de um trabalho acadêmico.  Ele é mais o repositório de um conhecimento em construção, atualizado constantemente. A inclusão dos documentos não segue uma ordem cronológica, mas cada estudo é um retrato do momento em que foi produzido. A última atualização é do dia 13 de abril de 2020.
 
Qualquer dúvida ou sugestão sobre a pertinência de alguma publicação é bem-vinda. Caso deseje também incluir alguma publicação, como por exemplo o Plano de Contingência COVID 19 – PCC de sua instituição, favor entrar em contato pelo correio eletrônico valle.fiocruz@gmail.com .
 
 
 

Fonte: Observatório de Política e Gestão Hospitalar

Nenhum comentário para: OPGH disponibiliza uma biblioteca sobre Biossegurança e Biotecnologia na pandemia de COVID-19