Busca do site
menu

Profissionais de Saúde: inscrições abertas para curso on-line sobre coronavírus

ícone facebook
Publicado em:17/04/2020
Profissionais de Saúde: inscrições abertas para curso on-line sobre coronavírusA Fiocruz acaba de lançar o curso à distância Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. A formação é aberta, gratuita e autoinstrucional, modelo que considera uma ampla rede de trabalhadores que estão na linha de frente do combate à nova doença que está causando a pandemia mundial. O pesquisador da ENSP, André Perissè é responsável pela coordenação acadêmica do curso, juntamente com Marília Santini, do INI/Fiocruz. A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e também pesquisadora da Escola, Cristiani Vieira Machado, explica que a formação em escala é uma estratégia fundamental para responder à crise. As inscrições já estão abertas. Acesse.
 
Segundo Perissè, o curso é um desafio por conta da novidade da doença causada pelo SARS-CoV2. Ele lembrou que o vírus foi detectado em novembro de 2019, na China, e rapidamente se transformou em uma ameaça mundial. "Os conhecimentos sobre a Covid-19 vêm sendo adquiridos gradualmente, junto com a disseminação mundial da doença. Ainda há pouco tempo para que as chamadas evidências científicas sejam confirmadas. Além disso, várias mudanças em protocolos e guias são necessárias quase diariamente. Esse é o grande desafio do curso: informar em cima do que se sabe hoje, sendo que os fatos que conhecemos atualmente sobre essa doença certamente não serão os mesmo ao final da pandemia", detalhou André Perissè.
 
Para Cristiani, o novo curso é uma das muitas contribuições da Fiocruz/Ministério da Saúde para responder a essa emergência sanitária. "Atuamos sempre com o compromisso de salvar vidas e fortalecer o Sistema Único de Saúde em sua capacidade de enfrentar esse e outros desafios relacionados à saúde da população brasileira", detalhou ela. 
 
O curso, ofertado na modalidade qualificação, foi concebido, especialmente, para trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios. O objetivo da formação é potencializar e multiplicar o conhecimento por todo o país. E o principal desafio é capacitar os trabalhadores na sua prática nos serviços de saúde, em um contexto de mudanças frequentes no conhecimento sobre Covid-19. 
 
 
* Com informações do Campus Virtual Fiocruz

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Coronavírus Ensino

Nenhum comentário para: Profissionais de Saúde: inscrições abertas para curso on-line sobre coronavírus