Busca do site
menu

ENSP apoia sindicato dos petroleiros frente à pandemia da Covid-19

ícone facebook
Publicado em:03/04/2020
ENSP apoia sindicato dos petroleiros frente à pandemia da Covid-19Em meio a esta pandemia da Covid-19, muitas dúvidas aparecem na cabeça de trabalhadores, principalmente daqueles que compõem o quadro de serviços essenciais. Apesar de pouco falado, os petroleiros se enquadram nesses serviços. 
 
Na intenção de obter alguns esclarecimentos, o Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindipetro) procurou auxílio do grupo do Centro de Saúde e Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) para sanar as eventuais dúvidas que surgem diante das imposições feitas por parte dos empregadores. 
 
O grupo é formado por membros do sindicato e diversos pesquisadores do Cesteh. A pesquisadora do Cesteh Liliane Teixeira conta que o apoio está sendo dado por meio de aplicativo de mensagens e reuniões on-lines, em que eles buscam, mesmo à distância, auxiliar esses trabalhadores. “Chega pra gente muita dúvida a respeito de quais grupos devem ou não devem trabalhar, referente ao embarque e desembarque nas plataformas de petróleo; sabendo dessas informações, eles começaram, até mesmo, a fazer denúncias de práticas ilegais”. 
 
A partir dessa iniciativa, vários outros sindicatos têm procurado o auxílio do Cesteh. “Sindicatos como o de guardas de endemias, benzeno, profissionais de saúde estão nos procurando para que se torne mais esclarecedor, para eles, seus direitos como saúde do trabalhador”, salientou a pesquisadora.  
 
O Cesteh e o Sindipetro já têm uma parceria de dois anos, iniciada por meio de um curso de formação; junto a isto são realizados projetos de pesquisas e auxílios das questões e dos problemas relacionados à saúde do trabalhador. 
O Cesteh desenvolve ensino, pesquisa, tecnologia e serviços de referência sobre a relação trabalho, saúde e ambiente. Conheça aqui.
 


Nenhum comentário para: ENSP apoia sindicato dos petroleiros frente à pandemia da Covid-19