Busca do site
menu

‘Ciência e Saúde Coletiva’: revista completa 25 anos de ciência para construção do SUS

ícone facebook
Publicado em:31/03/2020
‘Ciência e Saúde Coletiva’: revista completa 25 anos de ciência para construção do SUSA revista Ciência & Saúde Coletiva completa 25 anos em 2020, e nesse fascículo de março traz  um editorial assinado pela pesquisadora da ENSP, Maria Cecília de Souza Minayo; Romeu Gomes, do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz; e Antônio Augusto Moura da Silva, da Universidade Federal do Maranhão. “Esse editorial se refere ao significado mais profundo da razão de existir da revista Ciência & Saúde Coletiva que neste ano de 2020 faz 25 anos!”
 
A Ciência & Saúde Coletiva e a Revista Brasileira de Epidemiologia constituem os veículos com os quais a Abrasco (que acaba de completar 40 anos) se insere na comunicação científica no Brasil e no mundo. “Quem publica nos dois periódicos tem como parâmetros o mérito acadêmico, a ética em investigação, padrões, parâmetros, políticas e corpo editorial de dimensão internacional.”
 
A Ciência & Saúde Coletiva oficialmente aderiu ao “acesso aberto” de tudo que publica, desde o seu nascimento. Neste momento dá um passo a mais: pouco a pouco vai se integrando ao mundo da “ciência aberta” cujos três passos podem ser assim resumidos: aceitação de manuscritos depositados em servidores de preprints; abertura progressiva do processo de avaliação por pares; abertura e compartilhamento de dados como parte do processo de submissão de artigos. Nas edições já publicadas em 2019, incluiu-se o ORCID dos autores e iniciou-se a aceitação de artigos divulgados em preprint. Hoje os maiores e mais importantes editores de revista no mundo já aderiram ao que se convencionou chamar ciência aberta.
 
Ao chegar aos seus 25 anos, Ciência & Saúde Coletiva tem muito que comemorar! Hoje está em acesso aberto em 22 bases de dados nacionais e internacionais e também em sua página web (www.cienciaesaudecoletiva.com.br) e nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Em 2019, de acordo com o editorial, manteve sua posição de liderança no Google Scholar como o periódico brasileiro mais citado de todas as áreas do conhecimento do país. “Pela primeira vez, seu fator de impacto na Web of Science atingiu mais de um ponto, chegando a 1.008! Pode-se dizer que é pouco para padrões internacionais, mas é conquista para uma revista brasileira, quando se compara o cenário nacional dos periódicos.” Um acontecimento marcante ocorreu em 4 de setembro de 2019: Ciência & Saúde Coletiva recebeu um prêmio internacional, o Research Excellence Awards Brazil, concedido pelo Web of Science Group, pertencente à Editora Clarivate Analytics. A iniciativa reconheceu o bom desempenho da pesquisa brasileira, e a Revista foi contemplada na categoria “Prêmio SciELO Citation Index”.
 
Conforme informa o editorial, em 2019 foram publicadas 12 edições com 463 artigos, sendo que 321 deles foram escritos em inglês ou traduzidos. E 21, elaborados em espanhol. No conjunto, a coleção de 2019 traz a presença de 1.666 autores brasileiros e 182 estrangeiros. Todos os resultados positivos que se apresentam e os bons augúrios para seu futuro, se devem a uma equipe coesa e comprometida que constitui o corpo editorial e o grupo executivo responsável pelo dia a dia do processo de trabalho, os revisores, os avaliadores, os autores e os leitores. 
 
Os editorialistas dirigem uma palavra muito especial para algumas instituições que sempre acreditaram na missão e na importância da Revista e que a potencializam: à Fundação Oswaldo Cruz que a cofinancia; ao SciELO que a impulsiona, ao CNPq e CAPES que mesmo em tempos de penúria endossam sua existência e à FAPERJ que em tempos melhores tem colaborado para sua implementação.
 
A publicação traz, dentre os diversos artigos, Fatores associados à busca por serviços preventivos de saúde entre adultos brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. O objetivo deste artigo foi verificar os fatores associados à busca por serviços preventivos de saúde pela população adulta brasileira. A amostra foi composta por 32.377 indivíduos que buscaram o serviço de saúde, sendo 12,94% para ações “preventivas”. A procura por esses cuidados foi mais frequente entre mulheres e menos frequente entre os mais velhos, que não viviam com companheiro, com menor escolaridade. Não possuir plano privado de saúde foi associado a menor busca por prevenção. Ser adscrito à ESF não foi associada a busca por ações preventivas. Mesmo com os esforços e com o reconhecimento da importância da prevenção, a maioria dos indivíduos ainda busca os serviços de saúde para tratamento.
 
O artigo Avaliação da qualidade do pré-natal a partir das recomendações do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento teve como objetivo analisar a qualidade do pré-natal no estado de Sergipe a partir das recomendações do PHPN. Trata-se de um estudo transversal, com abordagens descritiva e analítica, vinculado à pesquisa Nascer em Sergipe, realizada entre junho/2015 e abril/2016. Constatou-se que 16,6% (n = 127) das gestantes foram consideradas de alto risco e quase metade delas continuou o acompanhamento com profissionais enfermeiros. A orientação sobre a maternidade de referência para o parto foi referida por 61,3% e 29,4% procuraram mais de um serviço para a parturição. Concluiu-se que houve uma alta cobertura do pré-natal em Sergipe, porém com problemas relacionados à sua adequação ao PHPN.
 
O artigo Desenvolvimento de um instrumento quantitativo para inspeção sanitária em serviços de alimentação e nutrição, Brasil visou desenvolver um Instrumento Quantitativo para Inspeção Sanitária (IQIS) em serviços de alimentação e nutrição de grande porte no Brasil. Utilizou-se a tecnologia de inspeção, no Modelo de Avaliação do Risco Potencial (MARP) e legislação sanitária brasileira. O resultado final possibilitou classificar o serviço como tendo risco sanitário inaceitável. Considera-se o IQIS com conteúdo validado, tendo confiabilidade e reprodutibilidade para avaliação higiênico-sanitária, sendo uma inovação tecnológica para serviços de alimentação e nutrição e vigilância sanitária, possibilitando inspeção detalhada e rigorosa.
 
Para acessar os demais artigos da revista, clique aqui.
 
 
 

Fonte: Ciência & Saúde Coletiva
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: ‘Ciência e Saúde Coletiva’: revista completa 25 anos de ciência para construção do SUS