Busca do site
menu

Artigo reforça eficiência dos emissários submarinos

ícone facebook
Publicado em:10/03/2020
Artigo reforça eficiência dos emissários submarinosA emissão de efluentes domésticos por emissários submarinos se apresenta como uma alternativa de preservação dos ambientes costeiros e de muito baixo risco para a saúde humana. A afirmativa é do pesquisador Renato Castiglia Feitosa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, que, no artigo abaixo, fala sobre a eficiência dos emissários. “Os sistemas de esgotamento sanitário destinam-se a minimizar os riscos relacionados à saúde, de modo a evitar o contato humano com efluentes domésticos. Esse papel é perfeitamente cumprido pelos emissários submarinos, em especial em áreas costeiras urbanamente adensadas”, afirma o pesquisador. Leia o texto.


Renato Castiglia Feitosa
 
A disposição oceânica de esgotos sanitários sempre foi um tema controverso e de amplo debate. E, por desinformação, muitas vezes essa alternativa é apresentada como problema; e não como como solução.
 
A contaminação das praias decorre de fontes de poluição pontuais e difusas ao longo da faixa costeira, tais como ligações clandestinas de esgotos em galerias de águas pluviais, e também por ambientes estuarinos e lagunares poluídos.  O sistemas convencionais de esgotamento sanitário objetivam mitigar a poluição dos cursos d'água ao tratar as águas, que foram servidas, antes da sua devolução ao meio ambiente. 
 
Entretanto, o adensamento populacional nas regiões costeiras muitas vezes não disponibiliza espaço para implementação de estações de tratamento, que demandam gastos permanentes com energia elétrica, operação e manutenção.
 
De fato, toda solução apresentada remete a impactos ambientais que devem ser relativizados. Os sistemas de esgotamento sanitário destinam-se a minimizar os riscos relacionados à saúde, de modo a evitar o contato humano com efluentes domésticos. Esse papel é perfeitamente cumprido pelos emissários submarinos, principalmente em áreas costeiras urbanamente adensadas.
 
A disposição oceânica constitui uma eficiente alternativa para o destino final de efluentes sanitários, em virtude da elevada capacidade de depuração e dispersão da matéria orgânica no ambiente marinho. Essa capacidade decorre do intenso processo dispersivo promovido pela tubulação difusora e pelas correntes oceânicas, grande disponibilidade de oxigênio dissolvido e da ação biodegradante da salinidade e radiação solar.
 
O descarte de esgotos domésticos no ambiente marinho se dá por uma tubulação difusora, suficientemente afastada da costa, capaz de diluir o efluente de 50 a 1000 vezes. Tais níveis de diluição reduzem as concentrações iniciais de matéria orgânica e de outros poluentes a valores bem abaixo dos estabelecidos pela legislação. No que diz respeito à degradação microbiológica, a ação da radiação solar desempenha papel preponderante, promovendo uma redução da concentração de coliformes aos limites de balneabilidade em algumas horas. Tais fatos são comprovados na teoria e na prática, tanto a nível nacional quanto internacional.
 
Uma pesquisa realizada na década de 90 verificou que a eventual contaminação das praias de Ipanema e Leblon não ocorre pelo emissário submarino de Ipanema, mas, provavelmente, por fontes ao longo da costa, tais como os canais Jardim de Alah e Visconde de Albuquerque. Estudos de modelagem computacional realizados pelo autor do texto indicaram resultados semelhantes.
 
Na esfera internacional, a implantação de três emissários submarinos em Sydney (Austrália) fez parte do programa de despoluição da Baía de Sydney e da região litorânea adjacente para os jogos Olímpicos de 2000. Uma avaliação de qualidade de águas em 23 praias indicaram uma melhora muito significativa após o início de operação dos emissários, tornando muitas dessas praias, anteriormente impróprias para banho, em próprias.
 
Artigo reforça eficiência dos emissários submarinosEm linhas gerais, constata-se que a contaminação das praias é decorrente de canais e redes de drenagem poluídos que afluem na zona costeira, e que os emissários submarinos de esgotos não são os responsáveis pelo problema, mas sim a solução.  
 
A emissão de efluentes domésticos por emissários submarinos é regulamentada pelo Protocolo de Annapolis, publicado na Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse documento corrobora a disposição oceânica de efluentes sanitários como uma alternativa de muito baixo risco para a saúde humana, na qual a probabilidade de contato primário de banhistas com águas contaminadas é minimizada. Embora exista o impacto pontual no ponto de lançamento do efluente, o emprego de emissários submarinos se apresenta como uma alternativa na preservação dos ambientes costeiros.
 
(1) Schaffel R, Paranhos R, Carvalho P, Pereira M, Matos F, Mendonça-Hagler LCS, Mayer L, Hagler AN. Contagens de coliformes fecais em águas de superfície nas proximidades do emissário submarino de Ipanema, Rio de Janeiro, RJ. In: III Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 1990, São Paulo.

Seções Relacionadas:
Artigos

Nenhum comentário para: Artigo reforça eficiência dos emissários submarinos