Busca do site
menu

Psicossociologia e Sociologias Clínicas serão temas de seminário e minicursos na ENSP

ícone facebook
Publicado em:19/02/2020
Psicossociologia e Sociologias Clínicas serão temas de seminário e minicursos na ENSPNos próximos dias 2, 3 e 4 de março, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) realizará, no auditório térreo, o Seminário Internacional e Minicursos Psicossociologia e Sociologias Clinicas. Para participar da atividade, é necessário fazer a inscrição até o dia 20 de fevereiro pelo e-mail: seminariointernacionalensp@gmail.com.
 
No dia 2 de fevereiro, na parte da manhã, haverá a mesa de abertura com o tema "Por uma abordagem clínica de pesquisa e intervenção em Saúde Coletiva", coordenada pela pesquisadora Marilene de Castilho e Lilian Miranda. Logo em seguida, das 9h às 10h, a mesa "Por que as instituições se tornam “paradoxantes”? Quais consequências para o campo da Saúde Pública? Quais respostas?" contará com a palestra do professor emérito da Universidade de Paris e presidente do Réseau International de Sociologie Clinique – RISC, Vincent de Gaulejac.Na parte da tarde, a mesa "Narrativas de jovens sobre o trabalho" terá como palestrante a professora permanente da Pós-Graduação de Sociologia da UnB e coordenadora do grupo de pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica, Christiane Girard, junto com a professora titular do Programa de Psicologia da Universidade Católica de Brasília PUC-DF, Maria Aparecida Penso.
 
Na terça-feira, dia 3 de março, o evento começa às 9h com a mesa "É possível construir outro horizonte social e evitar o pior?", que estará a cargo do professor emérito da Universidade de Paris, Eugène Enriquez. Na parte da tarde, a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – UFF, Teresa Carreteiro, e a bolsista de pós-doutorado do Programa Inova/Fiocruz, Ana Massa, cediam a mesa "Aposentados e jovens: trabalho, ruptura de vínculos e resistências nos tempos atuais". 
 
Quarta-feira, dia 4 de março, começam os minicursos cujo objetivo é introduzir os participantes ao dispositivo de grupos de implicação e pesquisa. Ao todo, três minicursos simultâneos sobre esse dispositivo, abordando três temáticas diferentes — Sociologia Clínica e Grupos de Implicação e Pesquisa, das 9h às 10h, com o professor Vincent de Gaulejac. 
 
Os outros minicursos — O Sujeito frente ao sentido, Relação com o trabalho e Romance familiar e trajetória social — terão início às 10h e serão ministrados nas salas da ENSP. 
 
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, conforme o limite da capacidade do auditório. Com relação aos minicursos, o critério será o número máximo de presentes, definido pelos professores.
 
Acesse a programação completa aqui 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Ensino

Nenhum comentário para: Psicossociologia e Sociologias Clínicas serão temas de seminário e minicursos na ENSP