Busca do site
menu

ENSP debate saúde mental perinatal e descolonização da saúde coletiva

ícone facebook
Publicado em:11/02/2020
Nesta quarta-feira, 12/2, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoverá duas sessões do Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat. Saúde Mental Perinatal: desafios e perspectivas e Estratégias para descolonizar e reinventar a Saúde Coletiva serão os temas tratados, ambos com início previsto para as 9h. As atividades são abertas ao público. 
 
Ceensp debaterá transtornos mentais durante a gravidez e o pós-parto
 
ENSP debate saúde mental perinatal e descolonização da saúde coletiva
 
Para debater a busca de estratégias direcionadas à prevenção e ao acolhimento dos transtornos mentais que ocorrem durante a gravidez e o pós-parto, o encontro Saúde mental materna, desafios e perspectivas será o tema do evento que terá participação da pesquisadora Mariza Theme, da ENSP, da professora Ana Cunha, da UFRJ e da pesquisadora Susan Ayers, do Reino Unido. O Ceensp acontecerá no auditório da Fiotec, na expansão do campus Fiocruz, às 9h. A atividade é aberta ao público.
 
Os transtornos mentais que ocorrem durante a gravidez e após o parto constituem importante desafio para a saúde pública global. A depressão pós-parto é uma complicação que afeta cerca de 20% das mulheres neste período, embora as prevalências apresentem grande heterogeneidade quando comparam-se os países de alta renda com aqueles de média e baixa renda. Países com maior taxa de mortalidade materna e infantil e com grandes desigualdades sociais apresentam, sistematicamente, maiores prevalências de depressão pós- parto. 
 
 
Descolonização e reinvenção da Saúde Coletiva será tema de debate na ENSP
 
ENSP debate saúde mental perinatal e descolonização da saúde coletiva
 
As Estratégias para descolonizar e reinventar a Saúde Coletiva serão tema de evento promovido pelo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) no dia 12 de fevereiro, das 9h às 17h, no auditório localizado no térreo do prédio da ENSP. O encontro integra o conteúdo programático do curso internacional Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, realizado entre 10 e 14 de fevereiro. 
 
“A ideia é trazer debates estratégicos dentro da temática da Saúde Coletiva”, explica o coordenador do evento e pesquisador do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP), Marcelo Firpo.
 
O encontro vai contar com duas mesas redondas. Na parte da manhã, a pauta será Biomedicalização na saúde global e desmedicalização na saúde mental, ministrada pelo pesquisador da ENSP, Paulo Amarante, e o professor da Universidade de Coimbra, João Arriscado Nunes.
 
Já no período da tarde, o tema será Pensamento abissal e exclusões radicais: desastres e a questão indígena, debatido pelo professor da Universidade de Coimbra, Bruno Sena Martins, e o pesquisador do Neepes/ENSP, Diogo Rocha.

Leia mais aqui.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP debate saúde mental perinatal e descolonização da saúde coletiva