Busca do site
menu

Ceensp debaterá transtornos mentais durante a gravidez e o pós-parto

ícone facebook
Publicado em:11/02/2020
Ceensp debaterá transtornos mentais durante a gravidez e o pós-partoNo próximo dia 12 de fevereiro, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos se debruçará na busca de estratégias direcionadas à prevenção e ao acolhimento dos transtornos mentais que ocorrem durante a gravidez e o pós-parto. “Saúde mental perinatal, desafios e perspectivas” será o tema do evento que terá participação da pesquisadora Mariza Theme, da ENSP, da professora Ana Cunha, da UFRJ e da pesquisadora Susan Ayers, do Reino Unido. O Ceensp acontecerá no auditório da Fiotec, na Expansão do Campus Fiocruz, às 9h. A atividade é aberta ao público.
 
Os transtornos mentais que ocorrem durante a gravidez e após o parto constituem importante desafio para a saúde pública global. A depressão pós-parto é uma complicação que afeta cerca de 20% das mulheres neste período, embora as prevalências apresentem grande heterogeneidade quando comparam-se os países de alta renda com aqueles de média e baixa renda. Países com maior taxa de mortalidade materna e infantil e com grandes desigualdades sociais apresentam, sistematicamente, maiores prevalências de depressão pós- parto. 
 
O Centro de Estudos é um desdobramento da pesquisa Nascer no Brasil, realizada por pesquisadores da Fiocruz em 2011, que entrevistou 23.894 mulheres e revelou uma prevalência de 26,3% de sintomas de depressão entre 6 e 18 meses após o parto. Os principais fatores associados à depressão foram: ser de cor parda, ter história prévia de depressão, gravidez não planejada, baixa condição socioeconômica, multiparidade, uso abusivo de bebida alcoolica e tabagismo.
 
“Estudos realizados em vários países confirmam que as mulheres em maior vulnerabilidade social encontram-se em maior risco de apresentar depressão no período perinatal. O problema a ser enfrentado é o estigma associado aos transtornos mentais, particularmente no contexo da gestação e parto. Apenas metade das mulheres com sintomas depressivos procuram atendimento especializado. Esta é uma realidade em todo mundo, o que coloca um grande desafio para romper as barreiras do estigma e do sentimento de ser considerada uma mãe má e incapaz de cuidar de seu filho. Temos certeza que será um encontro com rica troca de experiências, que poderá ajudar a compreender melhor o problema e discutir novos caminhos que poderão ser percorridos em busca de melhor saúde para mulheres e seus filhos”, afirmou Mariza Theme, pesquisadora do departamento de Epidemiologia da ENSP e coordenadora do Centro de Estudos.”

Ceensp debaterá transtornos mentais durante a gravidez e o pós-parto
 
Serviço:

Ceensp: Saúde mental materna, desafios e perspectivas
Local: Auditório da Fiotec: Av. Brasil, 4036 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ,
Dia: 12/2
Horário: das 9h às 13h30
 

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp debaterá transtornos mentais durante a gravidez e o pós-parto