'Cannabis Medicinal' é o tema do Sala de Convidados do Canal Saúde

Publicada em
 
 
 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no final do ano passado o novo regulamento para produtos medicinais derivados da Cannabis sativa, a planta da maconha. As novas regras autorizam a venda desses medicamentos no país, mas vetam o cultivo da cannabis. O texto estabelece os requisitos para a regularização e os parâmetros de qualidade para os produtos da maconha medicinal. A regulamentação, aprovada no dia 3 de dezembro de 2019 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 do mesmo mês, entra em vigor em março, 90 dias após a publicação do texto. O tema será debatido nesta quinta-feira (23/01), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.
 
Como será feito o controle da comercialização e da produção desses medicamentos? Quais os limites para os pesquisadores e fabricantes e como se dará o acesso dos pacientes aos remédios à base de maconha? O Sala de Convidados desta semana vai responder a essas e outras questões no programa sobre Cannabis Medicinal, nesta quinta-feira (23), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.
 
A Cannabis medicinal já é usada em diversos tratamentos, aliviando dores e proporcionando maior qualidade de vida a pacientes com doenças como câncer, dor crônica, epilepsia e glaucoma. A grande maioria dos medicamentos produzidos a partir da maconha tem como principal substância o canabidiol (CBD), elemento da cannabis com propriedades analgésicas e relaxantes. Os remédios poderão ser vendidos nas farmácias, com prescrição médica, e os produtos com concentração de tetra-hidrocanabidiol (THC), a substância psicotrópica da maconha, acima de 0,2% só poderão ser prescritos para pacientes terminais ou que tenham esgotado outras alternativas de tratamento.
 
Para discutir o tema, estarão presentes o médico e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Menezes; a coordenadora da Associação de Apoio à Pesquisa e aos Pacientes de Cannabis Medicinal, Margarete Brito; e o psicólogo e coordenador executivo do programa institucional Álcool e outras drogas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Francisco Netto.
 
Saiba mais aqui.

Nenhum comentário para "'Cannabis Medicinal' é o tema do Sala de Convidados do Canal Saúde"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.