Busca do site
menu

Gestão da Atenção Básica: especialização voltada para egressos está com inscrições abertas

ícone facebook
Publicado em:21/01/2020
Gestão da Atenção Básica: especialização voltada para egressos está com inscrições abertasO curso de especialização em Gestão da Atenção Básica está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2020. A formação - cujo objetivo é aprofundar as bases teóricas e metodológico-instrumentais presentes no referido campo fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, e no diálogo entre as diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área, bem como nas práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo -, destina-se a profissionais graduados que sejam egressos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Ensp; Ao todo, foram ofertadas 9 (nove) vagas, sendo 6 (seis) para candidatos nacionais de ampla concorrência e 3 (três) para ações afirmativas. As inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS
 
O objetivo geral do curso é conhecer, analisar criticamente, acompanhar e participar das ações nas diferentes funções gestoras das três instâncias de governo no que diz respeito à Política Nacional de Atenção Básica. A formação é coordenada pelos pesquisadores da ENSP Roberta Gondim e Gustavo Matta. 
 
Do itinerário pedagógico constam três campos de práticas, em consonância com a gestão tripartite do SUS: União, Estados e Municípios. Ao longo do curso os alunos percorrem espaços institucionais de gestão da atenção básica nas três instâncias de gestão, nos respectivos órgãos de gestão. Já as atividades teóricas estão divididas em três Unidades de Aprendizagem: Organização e Gestão da Atenção Básica em Saúde, Funções gestoras e seus instrumentos voltados para a AB, e Gestão de Recursos em Saúde. 
 
A aposta do modelo ‘residência’ se traduz no desenho pedagógico do curso, sendo desenvolvidas atividades teórico-práticas com carga horária total de 2.880h com 12 (doze) meses de duração. A imersão nos campos de prática representa 80% da carga horária total, e as sessões mais teóricas ocupam 20% do total do curso. Os encontros de supervisão são quinzenais, realizados por meio de rodas de educação permanente, com a participação de todos os alunos, os coordenadores do curso e eventuais professores convidados.
 
Leia aqui o edital na íntegra e confira todos os detalhes da oportunidade. 

Seções Relacionadas:
Editais Ensino

Nenhum comentário para: Gestão da Atenção Básica: especialização voltada para egressos está com inscrições abertas