Neepes e CES promovem curso de verão

Publicada em
 
 
 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para a terceira edição do curso de verão "A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul", desenvolvido por meio da parceria entre o Núcleo Ecologias, Epistemiologias e Promoção Emancipatória da Saúde da ENSP (Neepes) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Coordenado pelos pesquisadores Marcelo Firpo, da ENSP, e João Arriscado Nunes, do CES, o curso de verão estará com inscrições abertas até 4 de fevereiro.
 
A proposta de formação tem por objetivo central intensificar, na perspectiva da Saúde Coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das Epistemologias do Sul. A formação contará com docentes das duas instituições, entre eles Bruno Sena Martins (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), Paulo Amarante (LAPS/ENSP), Tatiana Wargas e Roberta Gondim (ENSP), Diogo Ferreira da Rocha e Marina Fasanello (Neepes).
 
“As Epistemologias do Sul envolvem uma perspectiva relacionada ao entendimento crítico da sociedade capitalista atual, a partir dos seus três eixos de dominação: o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado. Além disso, envolve uma compreensão de que existem exclusões radicais com relação aos povos e populações do sul global, como os indígenas, os povos de matriz africana, quilombolas, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQ+, e outros mais. O Curso apresenta ideias sobre como construir caminhos emacipatórios na sua relação com a saúde coletiva”, afirmou o coordenador Marcelo Firpo.
 
 
 

Nenhum comentário para "Neepes e CES promovem curso de verão"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.