Busca do site
menu

Ricardo Ventura Santos é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

ícone facebook
Publicado em:12/12/2019
Ricardo Ventura Santos é eleito membro da Academia Brasileira de CiênciasO pesquisador Ricardo Ventura Santos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É o primeiro pesquisador da Fiocruz a ser eleito para a área das Ciências Sociais da ABC. Seus representantes contribuem no desenvolvimento de estudos de temas centrais para a sociedade, visando dar subsídios científicos no que tange à formulação de políticas públicas. A posse está marcada para maio de 2020, durante a Reunião Magna da Academia. 

“Foi com muita honra, e por que não dizer surpresa, que recebi a notícia de eleição para a ABC. Ainda mais no momento que vivemos no país, é uma indicação que vem associada à imensa responsabilidade. Minha trajetória de pesquisador é indissociável da Fiocruz. A ENSP tem sido meu pouso-seguro por quase três décadas”, admitiu Ricardo, que também é membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e foi um dos fundadores e participa ativamente das atividades do Grupo de Trabalho em Saúde dos Povos Indígenas da Abrasco e do Grupo de Trabalho de Demografia dos Povos Indígenas da Associação Brasileira de Estudos de População (ABEP).
 
Para a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a eleição é um reconhecimento da trajetória acadêmica do pesquisador – sempre voltada para as áreas relevantes do SUS. “É uma grande satisfação para Fiocruz ter o Ricardo Ventura na ABC, eleito como pesquisador e acadêmico da área das Ciências Sociais. Acompanho, há muito, sua trajetória – reconhecida pelo trabalho no campo da saúde dos povos indígenas, da história e antropologia da ciência e no âmbito da pós-graduação, no comitê da área da Saúde Coletiva na Capes, no CNPq e na editoria científica da Editora Fiocruz. Parabéns ao Ricardo, à ENSP, pois é um grande orgulho para Fiocruz assistir ao reconhecimento de um pesquisador tão importante da nossa instituição”.
 
Hermano Castro, diretor da Escola, disse que a eleição é uma grande satisfação para a instituição. “É um orgulho e um reconhecimento de todo o seu trabalho de contribuição para a ciência brasileira. Ricardo é reconhecido nacional e internacionalmente por suas publicações e trajetória em defesa da saúde indígena. Para nós, a indicação é uma honra.” 
 
Confira outros depoimentos sobre a indicação do pesquisador para a ABC
 
Antônio Ivo de Carvalho, ex-diretor da ENSP, enalteceu a atuação do pesquisador do Departamento de Endemias no campo do Ensino. “Como diretor da ENSP, tive a satisfação de tê-lo na coordenação da pós-graduação. Ele liderou um processo de transformação e modernização, apontando inovações, enfrentando dificuldades e deixando um resultado espetacular em termos de renovação da pós. A eleição para academia é um ganho muito grande para as Ciências Sociais, sobretudo as ciências sociais aplicadas à área da Saúde, em que, a cada dia, mais professores, alunos e a população valorizam sua importância na compreensão do processo saúde-doença.”
 
Coordenador Geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), Carlos Morel foi empossado membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 1994, na área de Ciências Biomédicas. Ele – o coordenador brasileiro da área da Saúde na cooperação entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês) – destacou o valor dessa representação para a instituição. “Para nós, é importante a área das Ciências Sociais ser forte na academia. A eleição do Ricardo Ventura representa significativo avanço nesse sentido”. 
 
Sheila Ferraz, vice-diretora de Pesquisa da ENSP e colega de departamento, atuou em parceria com o pesquisador em diversos trabalhos na ENSP e no Museu Nacional, onde Ricardo Ventura é também Professor Titular no Departamento de Antropologia. Ela realçou sua vocação para a ciência. “Temos essa longa vida de convívio, trabalho e ideal profissional. É gratificante notar que ele chegou a esse ponto de sucesso na carreira. Ricardo é a figura mais clássica do modelo de cientista que podemos ter em uma instituição acadêmica no Brasil. Apesar de ser relativamente jovem, traz a característica de um profissional muito competente, capaz e habilidoso de para atuar na academia.”
 
A chefe do departamento de Endemias, Gisela Cordeiro Pereira Cardoso, completou. “Foi uma honra para o Densp receber a notícia de que o pesquisador Ricardo Ventura Santos foi eleito membro da ABC – uma das mais antigas e prestigiosas instituições científicas brasileiras. O professor Ricardo tem se distinguido como um pesquisador proeminente, com ampla produção no campo da pesquisa da saúde indígena e na docência em saúde pública.  A inserção de seu nome na ABC o torna uma das grandes personalidades da saúde pública brasileira.”
 
Carlos Coimbra, que também acompanha de perto a atuação de Ricardo, relembrou a trajetória do pesquisador e o parabenizou pela eleição. "Ricardo Ventura é um companheiro de primeira hora na trajetória do grupo de pesquisa sobre saúde e antropologia dos povos indígenas, criado e sediado na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz desde o início dos anos 1990. Sua atuação nos campos da história e antropologia da ciência também tem sido amplamente reconhecidas em âmbito nacional e internacional. A vinculação profissional de Ricardo na Fiocruz e no Museu Nacional vem contribuindo para o estabelecimento de pontes inter-disciplinares entre as ciências sociais e a saúde coletiva que considero de imensa importância, o que tem se traduzido inclusive no âmbito das políticas públicas. Vejo a eleição de Ricardo para a ABC como um importante reconhecimento de sua trajetória", saudou.

Confira o currículo lattes do pesquisador:
 
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1987), é Mestre e Doutor em Antropologia pela Indiana University - Bloomington/ EUA (1991), com pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) (1998-99), na University of Massachusetts (1998-99) e no Max Planck Institute for the History of Science, Berlin (2013). É Professor Titular no Departamento de Antropologia do Museu Nacional/ UFRJ e Pesquisador Titular na Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Foi Coordenador da Pós-Graduação da ENSP (2001-02) e Coordenador-Geral da Pós-Graduação da Fiocruz (2004-05).
 
Dirigiu o Setor de Antropologia Biológica do MN (1993-98) e foi chefe do Departamento de Endemias da ENSP (2001-02). Entre seus livros, publicou "The Xavante in Transition" (University of Michigan Press, 2002) e "Inventário Analítico do Arquivo de Antropologia Física do Museu Nacional" (Museu Nacional, Série Livros, 2006). "The Xavante in Transition" recebeu o prêmio de melhor livro interdisciplinar do General Anthropology Division da American Anthropological Association (2003). Sua produção científica inclui também artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos em livros e diversos volumes organizados, como "Demografia dos Povos Indígenas no Brasil" (Editora Fiocruz, 2005) , "Raça como Questão" (Editora Fiocruz, 2010), "Racial Identities, Genetic Ancestry, and Health in South America" (Palgrave MacMillan 2011), "Mestizo Genomics" (Duke University Press, 2014), 'Luso-Tropicalism and its Discontents" (Berghahn Books, 2019) e "Entre Demografia e Antropologia: Povos Indígenas no Brasil" (Editora Fiocruz, 2019). De 2005 a 2013 foi editor-científico da Editora Fiocruz, sendo atualmente membro do Conselho Editorial (2017-21). Foi membro do Advisory Council da Wenner-Gren Foundation for Anthrop. Research (NY) (2005-08) e representante-adjunto da área da Saúde Coletiva na Capes (2006-10).
 
Atualmente é membro titular do Comitê de Assessoramento da área de Antropologia no CNPq (2018-2022). Interesses de pesquisa e docência: antropologia biológica; antropologia da ciência e da saúde; etnicidade demografia e saúde; saúde dos povos indígenas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (Faperj), foi bolsista do Leadership Program da MacArthur Foundation no Brasil. É o primeiro cientista social latino-americano a receber um "Senior Investigator Award in Humanities and Social Sciences" do Wellcome Trust/UK (2017-2021).

 


Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Ricardo Ventura Santos é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências