Busca do site
menu

Livros de pesquisadores da ENSP integram lançamento coletivo no MAM

ícone facebook
Publicado em:10/12/2019
Livros de pesquisadores da ENSP integram lançamento coletivo no MAMNesta quarta-feira (11/12), na Cinemateca do MAM Rio, em evento promovido pela Editora Fiocruz, serão lançados 14 livros de pesquisadores da Fundação. Integram a lista de publicações quatro obras de pesquisadores da ENSP: Bioética, Saúde e Sociedade, de Marisa Palácios; Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil, que tem entre os autores Ricardo Ventura Santos; Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, autoria conjunta que tem Ana Lúcia Pontes como uma das autoras; e Oficinas Clínicas do Cuidado: efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde, organizado por diversos autores, entre eles, a pesquisadora Marilene de Castilho Sá.
 
Na ocasião, autores e organizadores dos títulos da Editora Fiocruz se reunirão para sessão de autógrafos e receberão convidados, tais como pesquisadores, acadêmicos, estudantes e demais leitores. As obras contemplam temáticas variadas e transitam por diferentes seções do catálogo da Editora Fiocruz. São volumes que levam aos leitores os mais diversos debates e atualidades sobre importantes questões de Saúde Pública/Saúde Coletiva e áreas conexas.
 
Na obra Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, o leitor vai conhecer uma experiência pioneira de trabalho e formação de saúde indígena: o Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde no Alto do Rio Negro, no Amazonas, que titulou dezenas de alunos como agentes indígenas de saúde (AIS). 
 
Bioética, Saúde e Sociedade revela as contribuições e diálogos entre a ética e a saúde pública. As diversas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas nas áreas da Saúde e, especialmente, na Saúde Coletiva são debatidas no livro, que reúne textos de especialistas de diversos campos do conhecimento - Direito, Medicina, Farmácia, Ciências Sociais, Filosofia, Enfermagem, Psicologia - em torno de temas atuais e desafiadores para toda a sociedade.
 
Livros de pesquisadores da ENSP integram lançamento coletivo no MAM  
Os mais recentes estudos sobre a demografia indígena no Brasil estão reunidos no livro Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil. Onde estão e quem são os índios do Brasil? É a partir dessa tentativa de diálogo que os autores procuraram reunir, nesta obra, artigos que versam sobre diferentes temas como fecundidade, comportamento reprodutivo e mortalidade de populações indígenas.
 
A obra Oficinas Clínicas do Cuidado: efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde trata da problemática do cuidado com a vida, da produção de autonomia, cooperação e vínculo nos serviços públicos de saúde. O livro alerta para a importância do uso das narrativas compartilhadas em grupos, para a transformação das práticas e a reconstrução de sentidos e significados do cuidado em saúde.
 
Durante o lançamento coletivo, serão também exibidos os novos filmes do Selo Fiocruz Vídeo, marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde da Fundação. As obras foram criadas a partir do terceiro edital do selo, que, em 2018, selecionou projetos inéditos sobre temas de interesse da saúde pública, oferecendo apoio financeiro para sua realização.  
 
Saiba, aqui,como comprar as publicações. 
 
Confira, aqui,mais detalhes do evento. 
 
 
Serviço:
 
Editora Fiocruz | Lançamento de livros | Produção Editorial 2019
Data: 11 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 17h às 19h
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio)
Avenida Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo | Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário para: Livros de pesquisadores da ENSP integram lançamento coletivo no MAM