Busca do site
menu

Liberados mais mosquitos que ajudam a combater a dengue

ícone facebook
Publicado em:04/12/2019
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou na segunda-feira, 2 de dezembro, da liberação dos chamados mosquitos do “bem” em Niterói, no Rio de Janeiro. A tecnologia já se mostrou promissora no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya). Nos primeiros resultados, os insetos infectados com a bactéria Wolbachia reduziram em 75% os casos de chikungunya, em 33 bairros da região. A tecnologia inibe a transmissão de doenças que atingem o ser humano. Também participaram da ação o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; a secretária de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos; e o pesquisador da Fiocruz e líder do World Mosquito Program no Brasil, Luciano Moreira.
 
Liberados mais mosquitos que ajudam a combater a dengue
 
Nesta etapa, o conjunto de bairros contemplados são: Fonseca, Engenhoca, Cubango, Santana e São Lourenço. Após a soltura dos mosquitos, o ministro da Saúde visitou o laboratório World Mosquito Program (WMP), da Fiocruz, onde são desenvolvidas todas as fases de produção dos insetos, desde a produção de ovos até a preparação para liberação nos locais em que o projeto acontece.
 
Até o momento, o método Wolbachia já foi aplicado em 28 bairros do Rio de Janeiro e 33 de Niterói, beneficiando 1,3 milhão de pessoas. Também faz parte do projeto a realização de ações prévias de engajamento e comunicação junto às comunidades locais e profissionais de saúde sobre a segurança do método e seu impacto no ecossistema. Esse processo de mobilização já se iniciou em Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG), sendo que a soltura dos mosquitos será iniciada nas três localidades no próximo ano, com o apoio do Ministério da Saúde. Além dos três estados, está programada uma nova expansão do Wolbachia em 2020 para: Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR) e Manaus (AM).  
 
Clique aqui para ler a matéria completa.
 
Fonte: Agência da Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Liberados mais mosquitos que ajudam a combater a dengue