Busca do site
menu

Evento vai discutir produção de conhecimento em política, planejamento, gestão e cuidado em saúde

ícone facebook
Publicado em:11/12/2019
Evento vai discutir produção de conhecimento em política, planejamento, gestão e cuidado em saúdeO Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) vai promover, no dia 12 de dezembro, no Salão Internacional da ENSP, o evento Produção de Conhecimentos em Política, Gestão e Cuidado em Saúde: construindo coletivamente e resistindo em tempos de crise. O encontro tem por objetivo incentivar discussões sobre política, planejamento, gestão e cuidado em saúde, especialmente no que diz respeito aos efeitos e possibilidades de enfrentamento da crise política e socioeconômica pela qual passa o país.  A ideia é também celebrar as produções coletivas do Daps, que envolvem a contribuição de professores externos de várias instituições. Não é necessária inscrição prévia.
 
O evento terá início às 8h30, com uma mesa redonda para o lançamento do número temático A Crise e a Saúde: Implicações para a Política, o Planejamento, a Gestão e o Cuidado, da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Como participantes, estão a pesquisadora da ENSP, Maria Cecília Minayo, e o especialista em política, planejamento e gestão em saúde da Fiocruz Minas, Rômulo Paes de Sousa. A mesa redonda será moderada pelo coordenador do Centro de Estudos Estratégicos, Antonio Ivo de Carvalho.
 
Evento vai discutir produção de conhecimento em política, planejamento, gestão e cuidado em saúde
 
Em seguida, às 10h45, será relançado o livro Organização do Cuidado e Práticas em Saúde: abordagens, pesquisas e experiências de ensino. Na ocasião também será realizada, às 11h, a conferência Do paradigma da dominação ao paradigma do cuidado, ministrada pelo professor da PUC-Rio, Carlos Alberto Plastino. 
 
A parte da tarde vai contar com uma mesa redonda com autores de cinco vídeo-aulas sobre política, planejamento e avaliação em saúde, organizadas pelas pesquisadoras do Daps, Vera Pepe e Claudia Brito. “Essas vídeo-aulas são um projeto coletivo do Daps, elaborado durante a gestão de Maria de Fátima Lobato. As vídeo-aulas são ministradas por pesquisadores do campo da saúde pública. A ideia é não perder o conhecimento dessas pessoas, que foram tão importantes para o Daps”, explica Vera. 
 
As vídeo-aulas que serão exibidas são as seguintes: 
 
 
 
 
 
 
 

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Evento vai discutir produção de conhecimento em política, planejamento, gestão e cuidado em saúde