Busca do site
menu

'Trabalhadores rurais frente à atenção primária à saúde' é tema de artigo de pesquisadores de ENSP

ícone facebook
Publicado em:03/12/2019

'Trabalhadores rurais frente à atenção primária à saúde' é tema de artigo de pesquisadores de ENSPA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem tentado estabelecer um novo método para a classificação de referência direcionada às revistas científicas no Qualis Periódicos. A metodologia propõe uma única classificação de referência para os periódicos, o ‘Qualis Único’, com base no uso combinado dos indicadores bibliométricos CiteScore (Scopus), Fator de Impacto (Web of Science) e h5 (Google Scholar).

Baseado nisso, a primeira edição de 2020 da revista Trabalho, Educação e Saúde – uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – traz um editorial assinado por outras sete revistas científicas da Fiocruz, questionando a decisão da Coordenação, já que o ato pode gerar “resultados desastrosos a periódicos já consolidados em suas áreas de atuação”.

Além do editorial, a revista traz ainda um ensaio sobre o constructo ‘inédito viável’, de Paulo Freire, com o objetivo de explorar suas potencialidades na saúde coletiva, e, também, um artigo dos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Luiz Carlos Fadel De Vasconcellos e Sérgio Vinícius Cardoso De Miranda. O objetivo do artigo é compreender as principais necessidades e reivindicações de homens trabalhadores rurais frente a uma equipe de Atenção Primária à Saúde.

A revista tem mais seis artigos publicados com temas sobre a docência na educação infantil, neoliberalismo e desumanização numa república inacabada, como a brasileira, saúde mental, acesso à saúde da população trans e estresse ocupacional na mídia impressa.
 



Nenhum comentário para: 'Trabalhadores rurais frente à atenção primária à saúde' é tema de artigo de pesquisadores de ENSP