Busca do site
menu

Troca de saberes sobre gestão em saúde e vigilância alimentar e nutricional na microrregional de Pouso Alegre (MG)

ícone facebook
Publicado em:28/11/2019
Durante os dias 29, 30 e 31 de outubro de 2019, o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (APS) da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, MG, organizou junto a uma equipe de pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), uma série de encontros para promover os usos dos resultados da pesquisa “Avaliação da implantação da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais”. As atividades foram coordenadas pela pesquisadora visitante do Laser/ENSP/Fiocruz, Santuzza Vitorino e a nutricionista Patrícia Fonseca, referência técnica de Promoção da Saúde do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre

Troca de saberes sobre gestão em saúde e vigilância alimentar e nutricional na microrregional de Pouso Alegre (MG)
 
No marco da etapa de  disseminação dos resultados da pesquisa, foram realizadas três oficinas para discutir os usos das informações produzidas pela VAN. O trabalho focou em competências e estratégias para realizar uma correta análise dos dados disponíveis no Sisvan  e desenvolver intervenções assertivas em promoção da saúde no nível local. Os encontros aconteceram nos municípios de Itajubá, Pouso Alegre e Poço de Caldas. Participaram mais de 60 profissionais da Atenção Primária representando 32 municípios da região. Com base na análise de relatórios gerados  pela plataforma web do Sisvan, nutricionistas, enfermeiras, coordenadoras de APS, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), entre outros(as) trabalhadores(as) da área, trocaram experiências de trabalho e debateram sobre os usos estratégicos da informação. Tal como afirmou Santuzza Vitorino: 
 
“A parceria entre Fiocruz, a SES-MG e suas regionais é fundamental para garantir que os resultados de pesquisas voltem para o aprimoramento das atividades de VAN na APS. Nas oficinas, conseguimos discutir sobre a análise das informações geradas pelo Sisvan e sua utilidade para a definição de ações. Os profissionais demonstraram preocupação e compromisso em melhorar suas práticas e os serviços prestados pelo SUS em temas nutricionais e de promoção à saúde.”

Troca de saberes sobre gestão em saúde e vigilância alimentar e nutricional na microrregional de Pouso Alegre (MG)
                                                                                     Oficina em Poço de Caldas
 
Completando a visita, no dia 30 de outubro, Santuzza Vitorino apresentou os resultados e recomendações da pesquisa no marco da reunião mensal da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. “A apresentação dos dados da pesquisa na CIR foi fundamental para sensibilizar os gestores para melhorias nas intervenções e o aprimoramento dos processos de gestão no SUS. Com isso, completamos o ciclo de capacitação profissional e de mobilização dos gestores na CIR”, comentou a Patrícia Fonseca. Após a apresentação da pesquisa, o Superintendente Régis Kersul apontou para a importância da VAN na gestão em saúde, principalmente nas ações envolvidas para enfrentar a atual epidemia de obesidade e as carências nutricionais persistentes. Além disso, destacou a importância das parcerias entre pesquisa e gestão para assumir novos compromissos com a saúde da população da região. 

Troca de saberes sobre gestão em saúde e vigilância alimentar e nutricional na microrregional de Pouso Alegre (MG)
                                                O Superintendente Régis Kersul apontando para a relevância da pesquisa na região
 
Conforme dados do Sisvan, o estado de Minas Gerais é atualmente uma referência nacional em cobertura de VAN. Em 2018, alcançou 16,27% da cobertura populacional (base IBGE), superando por mais de 6% a média nacional de 10,01%. Na microrregional de Pouso Alegre, esse indicador é ainda mais favorável, atingindo 21,14% no mesmo período. 
 
Atualmente o Sisvan tem melhorado o processo de registro. Agora ele se integra com o e-SUS e consegue “puxar” as informações desse sistema maior. Além disso, na plataforma web é possível gerar diversos relatórios, tanto sobre dados públicos como sobre informações restritas para os gestores em saúde. Tal como explicou a Débora Cláudia da Silva,  Coordenadora da APS do município de Cachoeira de Minas: “Os relatórios melhoraram muito. Dá pra gerar eles de diferentes jeitos, com diferentes informações. Dá pra trabalhar com eles sim. São informações de referência onde a gente precisa procurar para ter um olhar melhor sobre a saúde nutricional da população e conseguir planejar melhor nossas ações”.  
 
A parceria de sete anos entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e a ENSP Fiocruz, apresenta evidências positivas sobre como a troca de experiências e o trabalho articulado pode aprimorar o planejamento das ações em saúde. Apesar dos desafios persistentes na promoção da intersetorialidade, no fortalecimento da cobertura e na confiança nos dados disponíveis, o estudo consolida seu papel ao lado da gestão e das práticas, sempre na procura de melhorar o estado nutricional e os hábitos alimentares das populações no sul de Minas.  
 
A pesquisa Avaliação Participativa da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) na Atenção Primária à Saúde (APS) em Minas Gerais 
 
O estudo iniciado em 2016 no estado de Minas Gerais, incluiu duas regiões sanitárias: Teófilo Otoni (nordeste) e Pouso Alegre (sul). No total, 85 municípios integraram as oficinas de avaliação participativa da VAN realizadas com mais de 200 pessoas entre coordenadores de APS, profissionais da saúde, digitadores e usuários. Nesses encontros, modelos lógicos operacionais de VAN foram elaborados. Além disso, na Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aplicou a mesma metodologia de avaliação para discutir a implementação de VAN no nível estadual e o modelo operacional nesse âmbito de atuação.
 
A pesquisa foi desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Fiocruz que forma parte da rede de pesquisas do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA). O PMA é uma ação estratégica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz para fomentar, induzir e gerir redes que integrem o saber científico às práticas de saúde, a fim de contribuir para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Realização: PMA/VPPCB/Fiocruz . ENSP Fiocruz  
Financiamento: FAPEMIG,  PMA/VPPCB/Fiocruz 
Instituições Parceiras:  ENUT/UFOP,  SES-MG 
Coordenadoras: Marly Marques da Cruz (Coord. geral), Santuzza Arreguy Silva Vitorino (Coord. adjunta). 
Colaboradores: Denise Cavalcante de Barros, Camilo Adalton Mariano da Silva. 
Assistentes: Patrícia Pássaro (de pesquisa), Carla Marques (de pesquisa), Daniele Nascimento (Bolsista Iniciação científica), Valentina Carranza Weihmüller (de Disseminação). 
Contato: marly@ensp.fiocruz.br   / santuzza@ensp.fiocruz.br
Vídeo disseminação: clique aqui  
  _______________________________________________________________________________________________________________

Redação e Fotografias:
Valentina Carranza Weihmüller
Assistente de disseminação 
Projeto de Disseminação  de Ciência em Saúde Pública / PMA/VPPCB/Fiocruz
 

Seções Relacionadas:
Pesquisa

Nenhum comentário para: Troca de saberes sobre gestão em saúde e vigilância alimentar e nutricional na microrregional de Pouso Alegre (MG)