Busca do site
menu

Seminário discute gestão de riscos das mudanças climáticas para a saúde urbana

ícone facebook
Publicado em:25/11/2019
A mudança do clima pode ser um fator agravante para a saúde da população urbana. Na intenção de promover o diálogo entre especialistas e autoridades de Saúde sobre as últimas descobertas científicas a respeito do tema, a Rede de Pesquisas em Mudanças Climáticas Urbanas (UCCRN, na sigla em inglês) realiza, nos dias 25 e 26 de novembro, o seminário Gestão do Risco da Mudança do Clima para a Saúde Urbana – Construindo Cidades Resilientes. A iniciativa destaca os principais desafios e potenciais das cidades a fim de integrar ações de adaptação às alterações climáticas e mitigação das emissões de gases contribuintes para o efeito estufa. 
 
No encontro, serão apresentados resultados do Segundo Relatório de Pesquisa em Mudança do Clima e Cidade. O material, publicado pela Cambridge University Press (CUP), em 2018, reúne dados atualizados sobre os impactos das mudanças climáticas para as cidades e as medidas que podem ser adotadas com a finalidade de enfrentar o fenômeno [saiba mais].
 
O evento também fomenta a discussão de projetos de pesquisa que contribuam no fortalecimento e integração do estudo relacionado à mudança do clima e cidade na América Latina, com destaque para o planejamento e implantação de estratégias de resposta aos riscos climáticos das cidades da região.
 
Sobre a rede
 
A Rede de Pesquisas em Mudanças Climáticas Urbanas opera desde outubro de 2015. O Núcleo Latino-Americano do grupo tem sede no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), sendo liderado pelo IOC em parceria com o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Coppe-UFRJ (Centro Clima/Coppe-UFRJ). O objetivo é promover um diálogo entre especialistas, líderes políticos globais e locais a respeito das últimas descobertas científicas nas áreas de ação sobre as cidades e mudanças climáticas da América Latina.
 
Workshop
 
No dia 26 de novembro, workshop coordenado pelos pesquisadores Martha Macedo de Lima Barata (Fiocruz), Clélia Christina Mello-Silva (IOC/Fiocruz), Carlos Machado (ENSP/Fiocruz), Diana Marinho (ENSP/Fiocruz), Emilio La Rovere (CentroClima), Maria Fernanda Leme (PUC) irá propor a criação de linhas de pesquisas que contribuam para fortalecer e integrar o estudo em Mudança do Clima e Cidade na América Latina. Seu propósito é permitir o planejamento e implantação de estratégias exitosas de resposta aos riscos climáticos das cidades latino-americanas. A atividade, além de apresentar a UCCRN-AL e as pesquisas realizadas no âmbito da Fiocruz e do CentroClima, ainda servirá de integração entre os cientistas da rede.
 
O evento é destinado a pesquisadores envolvidos e ou interessados na temática "Mudança do clima e saúde da população nas cidades", bem como gestores públicos.
 
Programação
 
9h - 9h30 - Mesa de abertura

Marcos Menezes – Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS)
José Paulo Leite – Diretor do Instituto Oswaldo Cruz
Tereza Favre - Representante da Câmara Técnica de Ambiente
Jacenir Mallet - Representante da Câmara Técnica de Promoção da Saúde
Martha Barata - Coordenadora da UCCRN-AL
 
9h40 - 10h - Apresentação da Rede de Pesquisa Global em Mudança do Clima e Cidades (Urban Climate Change Research Network - www.uccrn.org)
 
Martha Barata – Coordenadora da UCCRN-AL

10h - 11h - Mesa-redonda: UCCRN-AL e Pesquisas em Mudança do Clima e Cidades

Cecília Herzog - Soluções baseadas na natureza
Maria Fernanda Leme - Planejamento urbano
Denise Souza - Estratégias de Adaptação no CentroClima
Felipe Mandarino -  Elevação do nível do mar na cidade do Rio de Janeiro 
 
11h - 12h - Debate
 
12h - 13h - Intervalo para almoço
 
13h - 15h - Mesa-redonda: Pesquisa e Ensino em Mudanças Climáticas no CentroClima e na Fiocruz 

Emilio La Rovere - Mitigação e Mudança do Clima
Sandra Hacon - Impacto das queimadas na saúde
Carlos Machado - Impacto dos desastres naturais na saúde
Elisabeth Rangel - Mudanças climáticas e vetores 
Diana Marinho - Vulnerabilidade da população às mudanças climáticas: estudo de caso
Clélia Christina Mello-Silva - Educação Ambiental para gestão do risco climático
 
15h - 16h - Debate 
 
16h - 16h10 - Vídeo Fiocruz/Ministério do Meio Ambiente
 
16h10 - 17h – Confraternização
 
As atividades acontecem no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos). A participação é gratuita.

Imagem capa: IOC/Fiocruz

Fonte: Texto adaptado do Instituto Oswaldo Cruz
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Seminário discute gestão de riscos das mudanças climáticas para a saúde urbana