Busca do site
menu

Inscrições abertas para Mestrado Profissional em APS com ênfase na Estratégia de Saúde da Família

ícone facebook
Publicado em:31/10/2019
Estão abertas, até 11 de novembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Com a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovação na APS nos diversos municípios brasileiros, integrando parcerias entre instituições acadêmicas, gestão e serviços de saúde, o curso é destinado exclusivamente aos profissionais de nível superior da área de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde no SUS, como profissionais dos serviços ou da gestão local, nos diversos municípios do Brasil. Acesse o Portal de Ensino da ENSP e confira o edital. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Sigass.

O objetivo do curso é formar mestres em saúde pública na área de atenção primária à saúde a partir da sistematização do conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde, visando à ampliação e ao desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na APS, com ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF) e contribuam para o fortalecimento do SUS. A coordenação é das pesquisadoras da ENSP, Elyne Montenegro Engstrom, Adriana Coser Gutierrez e Vanessa Costa e Silva.

Ao todo serão oferecidas vinte e quatro vagas, exclusivamente para profissionais da área de saúde (medicina, enfermagem, farmácia, odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, biologia, biomedicina, fonoaudiologia e educação física) e para profissionais que trabalhem na APS/ESF ou no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), nas equipes de Consultório na Rua, ou gestão/coordenação local de unidades básicas, área ou regiões específicas de coordenação da Atenção Primária de Saúde, com atuação nos municípios brasileiros.

O curso integra o Programa Profissional de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, uma iniciativa acadêmica reconhecida pela CAPES/MEC, sob regime de tempo parcial, de caráter modular temático correspondente às áreas de competências desenvolvidas no processo de formação. Serão adotadas metodologias ativas nas atividades presenciais, realizadas na cidade do Rio de Janeiro, no seguinte horário: todas as quintas-feiras das 8h às 17h. Há necessidade de que o aluno dedique ainda 4 horas semanais para carga horária a distância.

A carga horária total do curso está estimada em 1.440 horas, assim distribuídas: 1.080 horas em disciplinas acadêmicas e 360 horas em atividades dedicadas à elaboração de trabalho de conclusão final. O curso terá duração máxima de 24 meses, com início previsto para 3 de março de 2020.

Acesse o edital e saiba mais. 

Inscrições abertas para Mestrado Profissional em APS com ênfase na Estratégia de Saúde da Família

 


Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para Mestrado Profissional em APS com ênfase na Estratégia de Saúde da Família