Busca do site
menu

ENSP promove aulão de ginástica no Outubro Rosa

ícone facebook
Publicado em:29/10/2019
ENSP promove aulão de ginástica no Outubro RosaQuanto mais você movimentar o corpo, mais se protegerá do câncer, apontam estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca/MS). A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo do trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama (pós-menopausa). Assim, para encerrar o Outubro Rosa, mês de sensibilização à prevenção do câncer de mama, a ENSP, com apoio da Asfoc, organizou um aulão de ginástica visando incentivar a realização de atividades físicas como parte da rotina diária de suas trabalhadoras e também trabalhadores, que acontecerá na última quinta-feira deste mês, 31/10, às 10h, no pátio da Escola. A atividade é aberta ao público em geral, não sendo necessária inscrição prévia. 
 
A prática de atividade física e a alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver cânceres. Sobre o câncer de mama, o Inca aponta que 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados tais hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.
 
Ainda de acordo com estudos, o Inca revela que existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo, a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. 
 
Portanto, faça a atividade física que gostar e se identificar, pois o tempo de duração é um dos elementos e não o principal. Além disso, para uma vida saudável, é importante limitar hábitos sedentários como assistir TV, usar por muito tempo celular, tablet e computador ou jogar videogame.
 
Vale ressaltar que os diversos tipos de cânceres atingem os homens, incluindo o câncer de mama, apesar de ser raro, representando cerca de 1% do total de casos da doença. Também é importante lembrar que existe tratamento para o câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  
 
ENSP promove aulão de ginástica no Outubro Rosa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campanha 2019 contra o câncer de mama
 
Prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia são os três pilares da campanha Outubro Rosa deste ano lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde. Dados apontam que o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando uma média de 25% dos cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados quase 60 mil novos casos em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. No entanto, a mortalidade do câncer de mama no país é baixa em relação à média mundial. 
 
Nos últimos anos, o Inca tem trabalhado com a população feminina a importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas (estratégia de conscientização), assim como vem desenvolvido ações com gestores e profissionais de saúde sobre a importância do rápido encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico.
 
Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nessa faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício de tal estratégia na redução da mortalidade no referido grupo.
 
Confira algumas pesquisas da ENSP sobre o tema na matéria Câncer de mama tem quase 60 mil novos casos em 2019.
 

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: ENSP promove aulão de ginástica no Outubro Rosa