Busca do site
menu

Grande ato pela vacinação marca Fiocruz pra Você 2019

ícone facebook
Publicado em:23/10/2019
Por Pamela Lang

"Com essa história do sarampo, a gente fica preocupado, né? Melhor ver se está tudo direitinho". Com a caderneta dos três filhos embaixo dos braços, Jéssica Fernandes Aparecida, moradora de Manguinhos, esteve presente no último sábado (19/10) para prestigiar a 26ª edição do Fiocruz pra Você, no campus de Manguinhos, Rio de Janeiro. Os filhos de Aparecida não precisaram tomar a tríplice viral: já estavam com a caderneta atualizada e protegidos contra o sarampo. Mãe feliz e crianças também, que puderam aproveitar o resto do dia brincando, aprendendo sobre ciência e saúde e se divertindo com apresentações de música, teatro, dança, oficinas de pipas, pintura facial e desenho.

Jéssica é um exemplo a ser seguido. Nos últimos dois anos, os índices de cobertura vacinal das principais vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm registrado queda. Doenças como poliomielite e sarampo, já consideradas eliminadas ou erradicadas no país, voltaram a representar um grave problema de saúde pública.

Para sensibilizar e mobilizar as pessoas para a importância da vacinação, cerca de 600 trabalhadores, gestores, autoridades e moradores de comunidades vizinhas se reuniram durante o evento para formar uma grande gota simbólica em favor da vacinação. A ação faz parte da programação dos 120 anos da Fundação.

Na abertura do evento, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, falou sobre o desafio que a sociedade enfrenta. “A Fiocruz abre as suas portas como faz há 26 anos para mostrar todo o trabalho que a instituição faz pela população brasileira e falar sobre a importância da vacinação para a saúde pública. A cobertura vacinal vem se reduzindo nos últimos anos e precisamos enfrentar esse desafio, principalmente com relação ao sarampo, que tem tido um aumento do número de casos no mundo todo”, destacou a presidente.

A secretária Especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi, também esteve no evento, representando o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Quero parabenizar a todos os trabalhadores e a todas as pessoas que estão empenhadas nessa campanha e dizer que, se não fosse pelo trabalho de vocês, o Brasil não estaria seguro. É graças ao trabalho de vocês, que hoje podemos dizer que não só o Brasil, mas o Rio de Janeiro está unido nessa campanha contra o sarampo, imunizando todas as pessoas, nossas crianças, para que possamos garantir um futuro com segurança e com saúde, comemorou a secretária.

À tarde, quem passava pela Fundação também teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre as vacinas contra febre amarela e sarampo com a pediatra Ana Escobar, que é consultora do quadro Bem-Estar, do programa Encontros com Fátima Bernardes da TV Globo e autora de diversos livros sobre saúde infantil.

Além do campus de Manguinhos, o Fiocruz Pra Você também aconteceu no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade da Fiocruz em Jacarepaguá, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis.

*Pamela Lang é jornalista da Agência Fiocruz de Notícias (ANF). 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Grande ato pela vacinação marca Fiocruz pra Você 2019