Busca do site
menu

Fiocruz pra Você vacinará crianças neste sábado (19/10)

ícone facebook
Publicado em:18/10/2019
Matheus Cruz (Agência Fiocruz de Notícias)

Fiocruz pra Você vacinará crianças neste sábado (19/10)A Fiocruz realizará neste sábado (19/10), no Rio de Janeiro, o Fiocruz pra Você. Na 26ª edição, será oferecida gratuitamente a vacina para tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). O evento contará com um ato em favor da vacinação – colaboradores, gestores, autoridades e moradores das comunidades vizinhas se reunirão para uma foto aérea às 11h. A ideia é formar uma grande gota simbólica, que será registrada por um drone. A ação faz parte da programação dos 120 anos da Fundação.

O evento, que reforça anualmente a campanha nacional de vacinação, também oferecerá ao público dezenas de atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde. Crianças maiores de 6 meses e até 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão ser vacinadas nos campi de Manguinhos, Farmanguinhos, em Jacarepaguá, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, das 8 às 17 horas.  
 
A importância da campanha de vacinação e da ação promovida pela Fiocruz destaca-se mais ainda pelo fato de que nos últimos dois anos os índices de cobertura vacinal das principais vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm registrado queda. Doenças como poliomielite, sarampo e outras já consideradas eliminadas ou erradicadas no país são ameaças se a população não compreender o alerta para os riscos da não vacinação.
 
Com dois palcos — perto do Castelo Mourisco e no Parque da Ciência, do Museu da Vida —, o campus de Manguinhos contará com apresentações de música, teatro e dança, e a presença de especialistas para falar sobre a importância da vacinação. Além das oficinas de pipas, pintura facial e desenho, o campus também receberá exposições interativas e rodas de conversa. Serão dois postos de vacinação dentro do campus, localizados na Biblioteca de Manguinhos e na Clínica da Família Victor Valla. Veja a programação completa em Manguinhos. 
 
O Fiocruz pra Você teve início em 1993 e, desde então, a instituição procura associar o Dia Nacional de Vacinação a um dia de luta por uma vida saudável e digna para todos. Durante o evento, são realizadas diversas ações de conscientização sobre temas atuais, disseminação de conhecimento da área da saúde, além de atividades culturais, artísticas e de promoção à saúde. 

Fiocruz pra Você vacinará crianças neste sábado (19/10)
 
Destaques
 
A programação ainda prevê apresentações do coletivo Na Favela Tem Talento, do Coral Flor do Mangue e grupo de Tambores e da Escola de Música de Manguinhos, no palco do Parque da Ciência, no Museu da Vida. Ao longo do dia também haverá distribuição de picolés, algodão doce, pipoca e maçã do amor. Na área externa da Biblioteca de Manguinhos, os presentes poderão participar também de uma Roda de Capoeira e do Laboratório Culinário de Manguinhos. Na Cavalariça, a instalação O Muro permitirá a interação com registros fotográficos produzidos por crianças e jovens da comunidade do Jacaré, e alude à ideia da desconstrução de muros sociais, segundo o idealizador Hélio Rodrigues. 
 
Farmanguinhos / CTM
 
No Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), na unidade da Fiocruz em Jacarepaguá, a programação do Fiocruz pra Você terá serviços de cidadania para a população que for ao evento mediante a distribuição de senhas, como emissão de primeira e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, 1ª e 2º via de identidade, cadastro e desbloqueio do programa Bolsa Família e matrícula nas redes de ensino. Será ofertada, mediante a distribuição de senhas, a vacina de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) das 9h às 17h, para crianças maiores de 6 meses e menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias. Confira a programação completa da unidade aqui.
 
Fiocruz Petrópolis
 
O Fiocruz Pra Você em Petrópolis será no Palácio Itaboraí, e tem em sua programação atividades como show de mágica e circo, oficinas de plantio e saúde bucal, feira agroecológica, e brinquedos para as crianças presentes. Será ofertada a vacina do sarampo para crianças maiores de 6 meses e menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação será feita de 8h às 17h. Confira também a programação completa.
 
Veja também o Especial Vacinação da Agência Fiocruz de Notícias. 

Seções Relacionadas:
Assistência Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz pra Você vacinará crianças neste sábado (19/10)