Busca do site
menu

Seminário debate alternativas ao diagnóstico psiquiátrico e ao tratamento psicofarmacológico

ícone facebook
Publicado em:25/10/2019
Seminário debate alternativas ao diagnóstico psiquiátrico e ao tratamento psicofarmacológicoNos próximos dias 29, 30 e 31 de Outubro, a a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sediará o III Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquátricas. Neste ano, o evento debaterá as Alternativas ao Diagnóstico Psiquiátrico e ao tratamento Psicofarmacológico, com a participação de pesquisadores, alunos, familiares e usuários da assistência psiquiátrica e saúde mental. As atividades do seminário discutirão e buscarão soluções para dois dos problemas mais dramáticos que a sociedade hoje enfrenta na abordagens dos chamados transtornos psíquicos. 
 
No que se refere ao diagnóstico psiquiátrico, os atuais sistemas oficiais de diagnóstico (o DSM e o CID) empregam categorias de diagnóstico que transformam formas de pensar, sentir e agir comuns no cotidiano das crianças, adolescentes, adultos e idosos, em ‘doenças’.  Consequentemente, a sociedade contemporânea sofre de uma epidemia de transtornos mentais.  E há alternativas ao DSM e ao CID.  
 
Por sua vez, milhões de pessoas ao redor do mundo estão atualmente buscando se livrar das drogas psiquiátricas, mas descobrindo ser extremamente difícil, porque os efeitos de abstinência são com muito frequência severos e persistentes, e porque pouco se sabe como fazer a redução do uso das drogas de forma lenta e segura. 
 
Entre os convidados internacionais, destacam-se:
 
Lucy Johnstone. Lucy Johnstone é do Reino Unido. É psicóloga clínica, uma das lideranças da Divisão Clínica da Sociedade Britânica de Psicologia. Lucy é conhecida pela sua crítica bem fundamentada do modelo biomédico da psiquiatria. Sua carreira tem sido dividida entre a clínica e a academia universitária. Tem vários livros com boa aceitação junto à crítica. Como são: Users and Abusers of Psychiatry, A Straight Talking Introduction to Psychiatric Diagnosis, Formulation in Psychology and Psychotherapy.  Lucy Jonhstone está vindo ao Seminário para apresentar sobretudo o trabalho em que ela é coautora, que é oficialmente um documento da Divisão Clínica da Sociedade Britânica de Psicologia: The Power Threat Meaning Approach.
 
Peter Groot. Pesquisador do Departamento de Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Maastrich, Holanda.  Químico de formação, especialista em pesquisa genética.  Dr. Peter Groot desenvolveu uma tecnologia que garante aos pacientes uma redução da medicação psiquiátrica, de forma lenta e segura.  São as chamadas “tiras de afunilamento”. Essas “tiras” podem ser usadas para antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos, analgésicos (como os opioides), etc.  As “tiras” estão tendo uma forte aceitação dos médicos e usuários não apenas na Holanda, mas na Europa em geral e em vários outros países. Os resultados das “tiras  têm sido publicados em diversos periódicos científicos de renome internacional.
 
O Seminário ainda contará com as presenças, entre outras, já confirmadas de Ana Pitta (psiquiatra, presidente da ABRASME) e Rogério Giannini (psicólogo, Presidente do CFP) e Ernesto Venturini (psiquiatra italiano, assessor histórico da OMS para a Saúde Mental).
 
E as colegas pesquisadoras e professoras da Argentina: Alejandra Barcala, Cecília Ausburger, Sandra Gerlero e Gisela Antolich.

Seminário debate alternativas ao diagnóstico psiquiátrico e ao tratamento psicofarmacológico

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Seminário debate alternativas ao diagnóstico psiquiátrico e ao tratamento psicofarmacológico