Busca do site
menu

Seminário internacional enfoca contexto da atenção primária em saúde

ícone facebook
Publicado em:22/10/2019
Seminário internacional enfoca contexto da atenção primária em saúdeDiscutir temas atuais da Atenção Primária em Saúde no Brasil e no Rio de Janeiro, apresentar  experiências internacionais nesse campo e compartilhar resultados de pesquisas com estudantes, profissionais, gestores e professores/pesquisadores da área são alguns dos principais objetivos do Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde: do global ao local, que acontece de 23 a 25 de outubro, na Fiocruz. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em APS da ENSP/Fiocruz. A mesa de abertura, no dia 23 de outubro, terá transmissão ao vivo pelo canal da ENSP, no YouTube. Nos dias 24 e 25 de outubro a transmissão será através do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/coc-fiocruz

O seminário debaterá temas como a proposta de cobertura universal de saúde (com limites em relação aos sistemas universais de saúde), além da Política Nacional de Atenção Básica, a APS nas Redes e Regiões, a situação no município do Rio de Janeiro, dentre outros. 
 
No campo internacional, o evento possibilitará a aproximação de experiências de atenção primária na Alemanha e Espanha. Kerstim Haemel, da Universidade de Bielefeld, apresentará as Práticas Avançadas de Enfermagem, iniciativa que enfatiza a ampliação do escopo de atuação do enfermeiro. “No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família é um lugar privilegiado, no qual os enfermeiros têm sua prática ampliada. Mesmo já tendo uma perspectiva multiprofissional na Atenção Primária, é importante promover debates que ajudem a refletir sobre a atuação das profissionais”, afirmou Eduardo Melo, pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde e um dos organizadores do Seminário.
 
Já o palestrante Sérgio Minuet, da Escola de Saúde Pública de Granada/Andaluzia, falará sobre a Coordenação e qualidade da APS na experiência de Andaluzia/Espanha. Minuet é colaborador da  Organização Mundial da Saúde, presta cooperação para APS em vários países na América do Sul e foi relator da Conferência de Astana . “A região possui um sistema de saúde público consistente, com alguns elementos que se aproximam da proposta do SUS, além de experiências inovadoras na formação de profissionais da APS, na avaliação do trabalho de equipes e voltadas à qualidade da atenção”, relata Eduardo Melo.
 
O seminário internacional é destinado a profissionais de saúde, estudantes, gestores professores/pesquisadores e outros atores da sociedade civil. Para organizador do evento, a atividade deve ser um espaço de debate e oxigenação para todos. “Vivemos um momento difícil no país, que se manifesta também no SUS e na atenção primária. Há mudanças preocupantes na PNAB, alterações no Programa Mais Médicos, além da situação específica do Rio de Janeiro. Teremos um momento importante para divulgar e debater o conhecimento produzido na academia, além de abrir novas possibilidades de cooperação internacional”.
 
Local do evento
 
No dia 23 de outubro, o Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde: do global ao local será realizado no Auditório ENSP, no térreo. Nos dias seguintes, (24 e 25/10), o evento acontecerá no Auditório do Centro de Documentação e História da Saúde/COC/Fiocruz. 
 

Seminário internacional enfoca contexto da atenção primária em saúde

 



Nenhum comentário para: Seminário internacional enfoca contexto da atenção primária em saúde