Busca do site
menu

ENSP promove Curso Internacional Brasil-Canadá: temas e questões contemporâneas

ícone facebook
Publicado em:03/10/2019
Por Joyce Enzler

ENSP promove Curso Internacional Brasil-Canadá: temas e questões contemporâneasNesta segunda-feira, 30/9, deu início o Curso Internacional Brasil-Canadá: temas e questões contemporâneas, organizado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O curso ocorrerá até sexta-feira, 4/10, no Salão Internacional da ENSP e no auditório do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e contará com a participação de professores da Universidade de Quebec em Montreal (UQaM) e da ENSP.

O curso é um acordo de cooperação internacional entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UQaM. A iniciativa se inscreve no edital lançado pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e faz parte do Programa de Excelência no Ensino, com o objetivo de fortalecer atividades de ensino e pesquisa conjuntas, como compartilhar o conhecimento científico sobre temas e questões de saúde pública, além de incentivar e consolidar a cooperação e o intercâmbio entre os Programas de Pós-Graduação da instituição com instituições estrangeiras.

No primeiro dia do curso, estiveram presentes o diretor da ENSP, Hermano Castro; a vice-diretora da Escola de Governo/ENSP, Rosa Souza; a vice-diretora de Pesquisa e Inovação/ENSP, Sheila Mendonça; os pesquisadores da ENSP, Luciana Dias; Gisela Cardoso; Andre Pereira Neto e os pesquisadores da UQaM, Janie Houle; Lise Renaud; Alena Valderrama e Maikel Rosabal.

Para Hermano, esse curso é fundamental por debater temas variados no campo da saúde pública, como o acesso ao sistema de saúde, a toxicologia e a violência. “É de extrema relevância compartilhar as experiências dos sistemas de saúde no Brasil e no Canadá. Além disso, é necessário estar atento para que o acesso seja garantido com equidade para toda a sociedade”. Além destes, outros temas serão abordados, como Comunicação e Saúde; Pesquisa de Saúde Pública: Fiocruz x UQaM; Aplicativos na Saúde: Dimensões; Água e/é Saúde: Perspectivas e Desigualdades Sociais e Saúde.

*Jornalista da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP).

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP promove Curso Internacional Brasil-Canadá: temas e questões contemporâneas