Busca do site
menu

Comissão da Opas lança relatório sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas

ícone facebook
Publicado em:03/10/2019

Comissão da Opas lança relatório sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas AméricasNas últimas décadas, a saúde na Região das Américas melhorou drasticamente, mas muitas pessoas estão sendo deixadas para trás. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) criou a Comissão sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas para analisar o impacto dos fatores que influenciam a saúde e, ao mesmo tempo, propor ações para melhorar as desigualdades nessa área. Nesta quarta-feira, 2 de outubto, foi lançado o relatório sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas, com a participação do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss. 

Segundo as evidências apresentadas neste relatório, grande parte da saúde precária é determinada socialmente. Fatores como a posição socioeconômica, a etnia, o gênero, a orientação sexual, a condição de deficiência, a situação de migrante - individualmente ou em combinação - podem contribuir para desigualdades acentuadas na saúde ao longo da vida. A análise também revela que outros fatores estruturais, como a mudança climática, as ameaças ambientais e a relação da pessoa com a terra, bem como o impacto contínuo do colonialismo e do racismo, também estão retardando os avanços rumo a uma vida digna e ao gozo dos mais altos padrões de saúde que possam ser alcançados.

Além disso, o impacto das condições de vida no dia a dia mostra que o efeito das desigualdades é visível no início da vida. Este relatório oferece exemplos de políticas, programas e ações bem-sucedidas e já implementadas em vários países, apresenta 12 recomendações para se atingir equidade em saúde com o desenvolvimento de ações coordenadas entre governos locais e nacionais, organizações transnacionais e a sociedade civil para abordar, em conjunto, os determinantes sociais da saúde.



Nenhum comentário para: Comissão da Opas lança relatório sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas