Busca do site
menu

Número de pessoas idosas com necessidade de cuidados prolongados triplicará até 2050, alerta Opas

ícone facebook
Publicado em:01/10/2019
Número de pessoas idosas com necessidade de cuidados prolongados triplicará até 2050, alerta OpasO número de pessoas com 60 anos ou mais que necessitam de cuidados prolongados mais que triplicará nas Américas nas próximas três décadas, passando dos 8 milhões atuais para 27 a 30 milhões até 2050. No Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebrado nesta terça-feira (1/10), especialistas em envelhecimento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pedem aos países que fortaleçam seus sistemas de saúde para poder responder a essa mudança.
 
As pessoas estão vivendo mais na Região, com os maiores ganhos observados na América Latina e no Caribe. "O aumento da expectativa de vida é uma das grandes conquistas das últimas décadas", afirmou a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne. No entanto, ela acrescentou que, “para muitas pessoas, isso vem acompanhado por doenças crônicas e deficiências que, em muitos casos, afetam a capacidade das pessoas de serem autossuficientes”.
 
A situação aumentará significativamente a demanda por atenção e cuidados, que deve basear-se em abordagens integradas que ajudem as pessoas idosas a manter suas capacidades funcionais.
 
"Os serviços de saúde devem estar adaptados às necessidades das pessoas idosas, que exigem uma gestão muito mais eficaz de seus cuidados. Isso não apenas melhora sua sobrevivência, mas também maximiza sua capacidade funcional e reduz os anos de dependência de outros”, complementou Etienne.
 
Em 2017, 14,6% da população das Américas tinha mais de 60 anos de idade. Em 2050, essa proporção deverá atingir quase 25% na América Latina e no Caribe como sub-região e até 30% em alguns países. Essas mudanças ocorrerão em apenas 35 anos, dando à América Latina e ao Caribe metade do tempo para se adaptar em comparação com outras regiões do mundo. Na Europa, por exemplo, essa evolução durou cerca de 65 anos; no Canadá e nos Estados Unidos, aproximadamente 75 anos.

Clique aqui e leia mais

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)
Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Número de pessoas idosas com necessidade de cuidados prolongados triplicará até 2050, alerta Opas