Busca do site
menu

Grupo de pesquisa da ENSP exibe filme no Abrasco 2019

ícone facebook
Publicado em:25/09/2019
Mboraihu – O Espírito que nos une é o nome do documentário produzido pelo grupo de pesquisa da ENSP Ambiente, Diversidade e Saúde, coordenado por Paulo Basta. O filme, recentemente lançado, será exibido na sexta-feira, 27/9, a partir das 8h30, no âmbito do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Após sua apresentação, haverá um debate com a participarão de integrantes da equipe de pesquisa. Ouça o podcast do pesquisador da Escola e responsável pela coordeção-geral e produção executiva de MboraihuPaulo Basta, convidando para a atividade durante o Abrasco 2019.
 
 

 

Fruto da pesquisa Práticas tradicionais de cura e plantas medicinais mais prevalentes entre os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá, na região Centro-Oeste, o documentário apresenta, de maneira sensível e profunda, a realidade vivenciada nas comunidades locais. Traz depoimentos de autoridades, antropólogos e profissionais de saúde, assim como de pajés, rezadores, parteiras, jovens professores indígenas e outros detentores do conhecimento tradicional Guarani-Kaiowá.
 
No contexto de desenvolvimento da pesquisa, o grupo realizou visitas a diversas aldeias indígenas, na região conhecida como Cone Sul, no Estado do Mato Grosso do Sul. O filme traz para o debate temas que incluem uma ampla variedade de plantas medicinais, aborda as práticas tradicionais de cuidados realizadas por Ñanderus e Ñandesys (rezadores e rezadoras), explora o papel dos rezadores na luta pela manutenção da cultura e dos territórios tradicionais, e expõe as principais dificuldades (preconceito, racismo, discriminação, violência) enfrentadas pela população.
 
O objetivo com a película é conscientizar a sociedade brasileira acerca da importância de valorizar a cultura tradicional indígena para garantir o desenvolvimento sustentado no país. Busca-se ainda dar visibilidade às práticas tradicionais de cuidados e promover manifestações culturais diferenciadas com finalidade terapêutica, a fim de incluí-las no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo os princípios de equidade, respeito, inclusão e cidadania.
 
Assista ao trailer de Mboraihu – O Espírito que nos une
 
 
 
Ficha técnica:
 
Mboraihu – O Espírito que nos une
 
Aldeias Guarani-Kaiowá: Guapoy/Amambai, Taquaperi, Jaguapiré, Guassuty, Limão Verde, Arroio Corá, Kurussu Amba
Direção/Roteiro: Davilson Brasileiro
Imagens: Marcelo Santa Clara e Davilson Brasileiro - Drone/Still: Christian Sievers
Edição: Davilson Brasileiro, Fabio Correa - Finalização: Willian de Rogatis
Pesquisadores Indígenas: Ismael Morel, Aparecida Benites, Lúcia Pereira, Jhon Tailor Chamorro, Cleimar Alves Ricarte, Elismara Duarte Freitas, John Erik Franco
Pesquisadores Não-Indígenas: Islândia Carvalho de Sousa, Ida Viktoria Kolte, Elisângela Henrique, Ananda Meinberg Bevacqua, Joe Kempton, Fábio Mura, Alexandra Barbosa Silva
Coordenação geral e Produção executiva: Paulo Basta
Apoio Financeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e Fundação Oswaldo Cruz


Nenhum comentário para: Grupo de pesquisa da ENSP exibe filme no Abrasco 2019