Busca do site
menu

Pesquisador da ENSP participa de encontro em Cuba, Havana

ícone facebook
Publicado em:23/09/2019

Nos dias 19 e 20 de setembro, aconteceu, em Havana, Cuba, o IV Seminário Regional de Ensino Superior em Bioética da Rede Latino-Americana e do Caribe de Educação em Bioética. O encontro, que trouxe como tema central Ampliando la agenda curricular, contou com a participação do pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego. Na ocasião, ele recebeu também o reconhecimento da Universidad de La Habana – Facultad de Filosofía, Historia y Sociología por sua atuação como professor visitante da V edição do mestrado em Bioética da referida Universidade, assim como por seu auxílio no desenvolvimento do programa.

 

Pesquisador da ENSP participa de encontro em Cuba, Havana

 

O Seminário Regional contou com a presença de 26 especialistas de 9 países, representando 17 programas de formação em bioética nos níveis de doutorado, mestrado e especialização. O objetivo geral do encontro foi analisar as experiências relacionadas à incorporação nas grades curriculres de temas que respondam às realidades e urgências regionais e globais, cuja presença de especialistas em bioética em tais processos representa uma necessidade atual. A organização do Seminário foi feita pelo Programa Regional de Bioética para a América Latina e o Caribe do Escritório da Unesco-Montevidéu, o Centro Félix Varela e a Universidade de Havana.

 

Durante o encontro foram debatidos temas como vulnerabilidade como marco de referência para uma bioética da América Latina e do Caribe; Marcos éticos políticos para a bioética na e da América Latina; Abordagens participativas latino-americanas para educação em bioética; Educação dialógica baseada na ideologia pedagógica de Paulo Freire; Bioética, poder e comércio sobre os corpos: o caso da barriga de aluguel; Aspectos éticos do Big Data; Visões éticas sobre Inteligência Artificial; Trans / pós humanismo e Bioética; Bioética e bases de dados genéticas; Pensamento complexo sobre ciência e tecnologia; As interseções entre tecnologias digitais e saúde; Bioética e determinação social (Alimentação na matriz da desigualdade); Impacto da violência e da guerra como assunto de bioética (A guerra não convencional como assunto de bioética na América Latina e no Caribe); Bioética e equidade de gênero; Método de análise ética clínica; Bioética e migrações na América Latina e no Caribe; Abordagem ética do extrativismo: mineração e fraking; Reflexões sobre a Declaração de Princípios Éticos sobre Mudanças Climáticas, Unesco 2017; e Aspectos éticos do uso de agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas.

 

Como resultado do Seminário, os participantes aprovaram a Declaração Final que abarca as preocupações fundamentais dos participantes, bem como suas recomendações aos órgãos de decisão acadêmicos e governamentais da região. 



Nenhum comentário para: Pesquisador da ENSP participa de encontro em Cuba, Havana