Busca do site
menu

ENSP promove aula aberta sobre Ordem Médica e Norma Familiar nesta sexta-feira (20/9)

ícone facebook
Publicado em:19/09/2019

ENSP promove aula aberta sobre Ordem Médica e Norma Familiar nesta sexta-feira (20/9)40 Anos de 'Ordem Médica e Norma Familiar - Revisitando o debate' é o tema da aula aberta que acontecerá nesta sexta-feira, 20 de setembro, às 13h30, no salão internacional da ENSP. A atividade faz parte da programação da disciplina Leituras sobre a Saúde Coletiva e a Reforma Sanitária do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e será aberta aos interessados.

'Ordem Médica e Norma Familiar' é um livro escrito na segunda metade dos anos 1970, num contexto de profusão de diferentes movimentos sociais, de crítica aos modelos e padrões de Estado, de intensificação da luta por democracia com liberdade, igualdade e justiça social. Nele, Jurandir Freire Costa, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ, realiza uma genealogia do saber e prática médicas no Brasil, mostrando como adentrou famílias e constituiu normas de conduta e papéis sociais que ainda hoje teimam por persistir em nossa sociedade. Assim, oferece uma leitura menos centrada no Estado e com foco nas estratégias de normalização construídas no Brasil.

Segundo a pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, Tatiana Wargas, retornar ao livro 40 anos depois de sua primeira edição, num novo cenário onde o machismo se fortalece como evocador da ordem e o autoritarismo bate à porta, é um convite à reflexão sobre como os saberes instituídos sobre o corpo e a saúde alimentam as práticas cotidianas e como a normalização da sociedade atua na ampliação das desigualdades. "Trata-se, nesse momento, de explicitarmos os valores que estão em disputa e ampliarmos o debate sobre os diferentes projetos de sociedade que se apresentam, a fim de contribuir para a luta por liberdade e justiça social", destacou ela. 


Serviço:
Aula aberta 40 Anos de 'Ordem Médica e Norma Familiar - Revisitando o debate'
Horário: a partir das 13h30
Local: salão internacional da ENSP
 



Nenhum comentário para: ENSP promove aula aberta sobre Ordem Médica e Norma Familiar nesta sexta-feira (20/9)