Busca do site
menu

Aula aberta expõe ações da indústria para interferir no controle do tabaco

ícone facebook
Publicado em:06/09/2019
Aula aberta expõe ações da indústria para interferir no controle do tabacoNa segunda-feira (9/9), o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP/Fiocruz promoverá a aula aberta “Interferência da Indústria nas Políticas de Controle do Tabaco”, uma atividade do Curso de Atualização em Políticas do Controle do Tabagismo. O evento, coordenado pelos pesquisadores do Cetab Silvana Turci e Marcelo Moreno, está marcado para as 13h, no salão internacional da ENSP. 
 
Em 2019, o curso de Políticas de Controle do Tabagismo está recebendo alunos de Cabo Verde, cuja participação tem o objetivo de replicar as políticas de tabagismo do Brasil no país africano. De acordo com a coordenadora do evento, o intuito é mostrar as estratégias e manobras da indústria do tabaco para capturar processos legislativos, demonstrar sua importância econômica, manipular da opinião pública, além de depreciar pesquisas científicas e outras ações de controle.
 
A aula receberá o jornalista João Peres, um dos autores do livro Roucos e Sufocados, que denuncia o lobby em defesa do cigarro na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, coração da fumicultura nacional, e os interesses das megacorporações em busca de lucros cada vez maiores e as ações para reprimir políticas de saúde pública. 
 
"Também receberemos Anna Monteiro, diretora de comunicação da ACT Promoção da Saúde, que abordará a relação entre a sociedade civil e a indústria do tabaco e falará sobre as estratégias da indústria para minar as políticas de controle. Alex Kornalewski, do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, destacará o funcionamento da plataforma. A expectativa é que as pessoas reconheçam o modo como a indústria age para dificultar as políticas de saúde”.

Aula aberta expõe ações da indústria para interferir no controle do tabaco

 
O evento será gravado e divulgado no Canal da ENSP no Youtube.

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Aula aberta expõe ações da indústria para interferir no controle do tabaco