Busca do site
menu

Centro de Estudos debate teorias contemporâneas e determinantes sociais da saúde

ícone facebook
Publicado em:02/09/2019
A próxima edição do Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat de Vasconcellos debaterá Transformações contemporâneas, teoria social, e determinantes sociais da saúde. O Ceensp será coordenado pela pesquisadora da ENSP, Patrícia Tavares Ribeiro, coordenadora Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP) e contará com a participação da pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Aurea Maria Zölner Ianni. O pesquisador da ENSP, Nilson do Rosário Costa, será o debatedor do Ceensp, que está marcado para a próxima quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 13h30. A atividade é aberta aos interessados.

Os trabalhos recentes da pesquisadora Aurea Maria Zölner Ianni, em especial o livro ‘Mudanças Sociais Contemporâneas e Saúde: Estudo Sobre Teoria Social e Saúde Pública no Brasil’, propõem um olhar renovado sobre a relação saúde e sociedade e a contribuição das ciências sociais para a compreensão dos processos de adoecimento e dos determinantes sociais da saúde nas sociedades hipercomplexas contemporâneas.

Segundo a coordenação da atividade, é necessário repensar os paradigmas da pesquisa social em saúde para que possamos compreender as grandes transformações ocorridas nas últimas décadas, em escala global, mas afetando intensamente e diretamente todos os níveis e escalas da existência social. Essas transformações desafiam o setor saúde a rever estratégias e buscar alternativas para reorganizar a ação governamental diante de cenários cada vez mais imprevisíveis, em que tudo se transforma rapidamente.

A realização do Ceensp é um convite e uma oportunidade para que a comunidade da ENSP e da Fiocruz, alunos, demais interessados e parceiros de outras instituições, aprofundem e compartilhem a reflexão sobre o tema, lembrando também que ocorrerá em breve o VIII Congresso de Ciências Sociais e Humanas da Abrasco, que acontecerá de 26 a 30 de setembro, em João Pessoa.

Acesse o site do CSHS e saiba mais.

Centro de Estudos debate teorias contemporâneas e determinantes sociais da saúde

 



Nenhum comentário para: Centro de Estudos debate teorias contemporâneas e determinantes sociais da saúde