Busca do site
menu

Inscrições abertas para curso sobre tratamento biológico de efluentes

ícone facebook
Publicado em:04/09/2019
Inscrições abertas para curso sobre tratamento biológico de efluentesA Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o Curso de Qualificação profissional em Tratamento Biológico de Efluentes. Sob a coordenação dos pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, Jaime Lopes da Mota Oliveira e Débora Cynamom Kligerman, o objetivo do curso é apresentar os principais processos biológicos para o tratamento de efluentes. As inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS, até 20 de setembro. Acesso o edital do curso no Portal de Ensino da ENSP.

Ao todo 30 vagas estão disponíveis, para graduados em qualquer área, atuantes em saneamento visando processos de tratamento e alunos de pós-graduação em áreas afins. O curso busca, também, mostrar a relação entre a necessidade de tratar os efluentes e a manutenção da qualidade da água e a saúde ambiental e humana, além de estudos relativos a mudanças climáticas.

Segundo os coordenadores do curso, o tratamento de esgotos é um dos principais desafios brasileiros. Atualmente somente 30% dos esgotos gerados pela população são tratados no Brasil. Para a melhoria desta situação é preciso que haja entendimento das diferentes modalidades de tratamento biológico de esgoto e um reconhecimento sobre os impactos negativos do não tratamento de esgotos na saúde pública e ambiental. Vale destacar que somente enfrentando este desafio será possível atingir a meta da agenda 2030 em relação ao Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 que consiste em “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.

O curso vai apresentar algumas das alternativas tecnológicas mais adotadas para o tratamento biológico de esgotos como Lagoas, Lodos Ativados e Reatores Anaeróbios, bem como as mais avançadas como MBBR, RBS, MBR entre outros e os promissoras. Serão discutidos os benefícios e as dificuldades como a implantação e manutenção das principais tecnologias. Serão apresentados alguns modelos cinéticos e hidrodinâmicos dos principais processos.

Acesse o edital e saiba mais sobre o curso

Inscrições abertas para curso sobre tratamento biológico de efluentes

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para curso sobre tratamento biológico de efluentes