Busca do site
menu

Desafios da Atenção Primária em debate nesta quinta-feira (29/8)

ícone facebook
Publicado em:28/08/2019
*Por Vilma Reis, Bruno C. Dias e Hara Flaeschen

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vai receber o Debate Desafios da Atenção Primária e a necessidade de profissionais de Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) com participação de todos os institutos de Saúde Coletiva do estado do Rio de Janeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e entidades da área.

Pesquisadores de instituições formadoras no campo da Saúde Coletiva no Rio de Janeiro serão os expositores e representantes das entidades e movimentos que defendem o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais participarão como debatedores. "Estaremos cumprindo o nosso papel e mostrando para a sociedade que não podemos abrir mão do direito universal à saúde tão duramente conquistado ao longo dos últimos 30 anos", pontua Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco, diretora do IMS/UERJ e coordenadora do encontro.

A professora Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda pesquisadora da Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco abordará dois aspectos do tema Atenção Básica e formação de profissionais. "O primeiro é a ainda pouca procura da especialidade medicina de família, me parece necessário problematizar o tema e buscar compreender similaridades e distinções entre médicos de família e generalistas. O segundo aspecto refere-se ao fato de médicos de família trabalharem em postos desvalorizados de empresas de planos de saúde. O que nos remete ao debate sobre sistema de saúde e atenção primária. Teremos atenção primária no Brasil mas será privada?" questina Ligia.

Do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense virá o professor Aluísio Gomes Júnior que pretende fazer um balanço das conquistas do SUS, na Atenção Básica e discutir as alterações na política de saúde desde 2017 e os problemas gerados por essas medidas - colocando em debate possíveis estratégias de enfrentamento.  "Comentarei também as experiências de 'flexibilização' da gestão da força de trabalho na Atenção Básica resumiu Aluísio.
 
Confira, abaixo, a programação completa:

Desafios da Atenção Primária e a necessidade de profissionais de Saúde
 
Dia 29 de agosto, às 13h30
Salão Nobre da Faculdade de Direito, 7º andar.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 
Coordenação
Gulnar Azevedo e Silva – Abrasco
 
Expositores
Aluísio Gomes Júnior – ISC/UFF
Cristiane Novaes – ISC/UNIRIO
Ligia Bahia – IESC/UFRJ
Maria Helena Mendonça – ENSP/Fiocruz e Cebes
Paulo Henrique Rodrigues – IMS/UERJ
 
Debatedores
Associação Brasileira de Economia e Saúde – Abres
Associação de Medicina da Família e Comunidade do RJ
Rede de Médicas e Médicos Populares
Rede Unida
Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro – Sinmed/RJ

*Vilma Reis, Bruno C. Dias e Hara Flaeschen são jornalistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Desafios da Atenção Primária em debate nesta quinta-feira (29/8)

 

 


Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Nenhum comentário para: Desafios da Atenção Primária em debate nesta quinta-feira (29/8)