Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP desenvolve projeto ‘Da Publicação Acadêmica para a Divulgação Científica’

ícone facebook
Publicado em:27/08/2019
Pesquisadora da ENSP desenvolve projeto ‘Da Publicação Acadêmica para a Divulgação Científica’A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e co-editora chefe do Cadernos de Saúde Pública, Marília Sá Carvalho, desenvolverá projeto de Divulgação Científica no campo da Saúde. A iniciativa foi aprovada em edital da Fiocruz, que busca estimular a divulgação científica por meio do diálogo entre os cientistas e a sociedade. 
 
“Da publicação acadêmica para a divulgação científica”
 
O projeto <i>Da publicação acadêmica para a divulgação científica - Cadernos de Saúde Pública</i> pretende realizar oficinas, cujo objetivo é “discutir estratégias de divulgação científica específicas para os temas dos fascículos temáticos do Caderno de Saúde Pública (CSP), que serão lançados entre os anos 2019 e 2020. Os temas abordados vão desde políticas públicas à vacina. 
 
As Redes de Políticas públicas, de acordo com o projeto, "requerem um olhar ampliado sobre as diversas determinações do território e suas implicações para as condições de vida das populações, bem como para as políticas públicas, o planejamento e a gestão regional de sistemas e serviços de saúde”. 
 
Já a Saúde das Crianças e Adolescentes Indígenas, que também será tema de oficina, “em todo o mundo apontam a complexidade da saúde dos povos indígenas, resultado de processos de mudanças socioeconômicas e ambientais ao longo do tempo”.
 
O tema Vacina, uma área que vem sofrendo com a queda nas coberturas vacinais, além de “epidemias de doenças que se julgavam controladas” também está programação das oficinas.
 
A divulgação 
 
Todo o trabalho desenvolvido será apresentado por meio de vídeos, podcasts e matérias veiculadas em revistas e portais de notícias.  
 
Sobre a iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz
 
Esse edital de divulgação científica é desenvolvido por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e tem como objetivo estimular o diálogo entre os cientistas e a sociedade. 

 



Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP desenvolve projeto ‘Da Publicação Acadêmica para a Divulgação Científica’